Viagem Apostólica

Congresso Eucarístico Internacional: conheça a história e propósito

Neste domingo, 12, Francisco presidirá a missa de encerramento do 52º Congresso Eucarístico Internacional, na Hungria

Julia Beck
Da redação, com informação do Boletim da Santa Sé, Vatican News e CNBB 

Congresso busca fazer conhecer, amar e servir sempre melhor Jesus Cristo no seu Mistério Eucarístico / Foto: Bruno Marques – Canção Nova

Neste domingo, 12, acontecerá um dos momentos bastante aguardados do 52º Congresso Eucarístico Internacional: a missa de encerramento presidida pelo Papa Francisco.

A celebração eucarística acontecerá na Praça dos Heróis, em Budapeste, na Hungria. A última vez que um Papa esteve presente em um Congresso Eucarístico foi há 21 anos, quando João Paulo II participou do evento em 2000, em Roma. Mas é costume que o Pontífice nomeie um Delegado Pontifício que vai em sua representação.

Leia também
.: Cardeal sobre viagem do Papa a Budapeste: um sinal de esperança

O evento, que teve início no último domingo, 5, estava programado para setembro de 2020. A mudança na data ocorreu devido à pandemia de covid-19. A decisão do adiamento partiu do Papa Francisco, do Pontifício Comitê para os Congressos Eucarísticos Internacionais e do Episcopado Húngaro.

A atual edição do evento tem como lema: “Todas as minhas fontes estão em ti”. Bispos dos cinco continentes participam de forma presencial e on-line. A programação conta com missas, testemunhos, catequeses, exposições, eventos culturais e um encontro para os jovens.

O Papa Francisco abençoou a Cruz da Missão – símbolo do evento que peregrinou pela Hungria – em 20 de novembro de 2017, no início da visita “ad limina apostolorum” dos bispos húngaros a Roma. Na época, o Pontífice desejou que ela se tornasse o símbolo de uma verdadeira renovação do povo húngaro, começando pelos valores do Evangelho e da Eucaristia.

Leia mais
.: Bispo comenta expectativa da Igreja na Eslováquia para visita do Papa

Origem do Congresso Eucarístico

Os Congressos Eucarísticos nasceram na segunda metade do século XIX na França. Emilie Tamisier, inspirada por São Pedro Julião Eymard – chamado de “Apóstolo da Eucaristia”, tomou a iniciativa de organizar o primeiro Congresso Eucarístico Internacional em Lille, na França.

A primeira edição, que teve a bênção do Papa Leão XIII, tinha como tema: “A Eucaristia salva o mundo”. O objetivo era que a renovação da fé em Cristo presente na Eucaristia fosse um remédio contra a ignorância e a indiferença religiosa.

Leia também
.: Viagem do Papa à Hungria e Eslováquia: Vaticano divulga programação

O culto eucarístico nestes eventos manifestava-se de modo particular pela adoração solene e pelas grandiosas procissões que evidenciavam a Eucaristia.

A partir dos decretos de São Pio X sobre a comunhão frequente – Sacra Tridentina Synodus (1905), e sobre a comunhão das crianças – Quam Singularis (1910), na preparação e na celebração dos congressos foi incentivada a comunhão frequente dos adultos e a primeira comunhão das crianças.

Evento internacional

Foi no pontificado de Pio XI que este evento se tornou internacional. Começou, então, a ser celebrado rotativamente em todos os continentes, adquirindo uma dimensão missionária e de “re-evangelização” (expressão já usada para a preparação do Congresso de Manila de 1937).

A partir do 37° congresso celebrado em Munique em 1960, os Congressos Eucarísticos Internacionais foram chamados de “Statio orbis” (proposto pelo noto liturgista Josef Jungmann, SJ), com a celebração da Eucaristia como centro e ápice de todas as várias manifestações e formas de devoção eucarística.

Com o Concílio Vaticano II e a Constitução Sacrosanctum Concilium de 1963, a Instrução Eucharisticum Mysterium de 1967 (n.67) e particularmente o Ritual Romano De sacra comunione e de Cultu Mysterii Eucaristici extra Missam de 1973 (nn.109-112), foi apresentada uma nova imagem e critérios para a preparação e a celebração dos Congressos Eucarísticos.

Leia mais
.: Papa: Eucaristia é Pão dos pecadores, não prêmio dos santos
.: Eucaristia é união com Cristo e comunhão com o próximo, diz Papa

Missa do Congresso Eucarístico Internacional realizada em Budapeste na segunda-feira, 6/ Foto: Daniel Ibanez – CNA

Surgimento do Pontifício Comitê

Por ocasião da preparação do primeiro Congresso Eucarístico Internacional em 1881, foi constituído, com a aprovação do Papa Leão XIII, um Comitê permanente ao qual o Papa João Paulo II deu o título de “Pontifício”.

No estatuto do Pontifício Comitê para os Congressos Eucarísticos Internacionais é possível compreender o seu propósito:

“Propõe-se a fazer conhecer, amar e servir sempre melhor, Nosso Senhor Jesus Cristo no seu Mistério Eucarístico, centro da vida da Igreja e da sua missão para a salvação do mundo” (art. 2).

Preparação Nacional

Os Congressos Eucarísticos Internacionais precisam de uma preparação pastoral que envolva as Igrejas particulares espalhadas no mundo. Por isso, para preparar a Igreja para a vivência deste evento internacional, são realizados os Congressos Eucarísticos Nacionais.

Os Congressos Eucarísticos Nacionais são realizados em todo o mundo, e aqui no Brasil acontece normalmente a cada quatro anos. O evento visa reunir os fiéis católicos em torno da Eucaristia, que é o centro da fé católica: Corpo e Sangue de Jesus Eucarístico.

O Brasil se prepara para viver seu 18º Congresso Eucarístico Nacional (CEN) em 2022. Ele acontecerá na Arquidiocese de Olinda e Recife (PE) entre os dias 11 e 15 de novembro.

O 18º Congresso Eucarístico Nacional já iniciou algumas atividades desde 2019, como o Ano Eucarístico na arquidiocese sede do evento, e trabalha o tema “Pão em Todas as Mesas” e o lema “Repartiam o Pão com alegria e não havia necessitados entre eles”. 

Países e edições

As primeiras 24 edições do Congresso Eucarístico Internacional não apresentaram temas específicos. Os primeiros países a receberem o evento foram França, Bélgica, Alemanha, Israel, Itália, Inglaterra, Espanha, Áustria e Malta.

EUA, Austrália, Irlanda, Argentina, Brasil, Filipinas, Índia, Colômbia, Dinamarca, Coreia do Sul, Quênia, Polônia e México são alguns países que já sediaram este evento.

No Brasil, foi a cidade do Rio de Janeiro que sediou o 36º Congresso Eucarístico Internacional em 1955. O tema daquela edição foi: “O reinado eucarístico do Cristo Redentor”. O evento aconteceu no aterro do Flamengo.

Leia mais
.: Papa Francisco: conheça a relação do jovem Bergoglio com a Eucaristia

Para o Congresso no Brasil, uma imagem de Nossa Senhora Aparecida foi levada do Santuário Nacional de trem. A fé arrastou multidões para o local, com capacidade prevista para 1 milhão e 220 mil pessoas. A cidade também recebeu a imagem de Nossa Senhora de Fátima, vinda de Portugal.

Na abertura do Congresso, o presidente Café Filho fez uma saudação aos peregrinos. O Papa Pio XII mandou uma mensagem, por rádio, aos fiéis reunidos no Rio. O representante de Sua Santidade foi o Cardeal Dom Bento Aloisi Masella, que veio de navio da Itália, desembarcando na Praça Mauá.

Na ocasião era arcebispo do Rio de Janeiro o Cardeal Dom Jaime de Barros Câmara. As gravações de voz e os textos desse Congresso se conservam até hoje.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo