14 de novembro

Arquidiocese de BH divulga programação para o Dia Mundial dos Pobres

Final de semana será de celebrações eucarísticas e partilhas de refeições com famílias pobres

Da redação, com Arquidiocese de BH

Arcebispo de BH, Dom Walmor de Oliveira, durante ação solidária /Foto: Arquidiocese de BH

Com o tema “Sempre tereis pobres entre vós” (Mc 14, 7), o 5º Dia Mundial dos Pobres – 14 de novembro, será celebrado pela Arquidiocese de Belo Horizonte com programação especial. No sábado, 13, na Catedral Cristo Rei, haverá momento de oração presidido pelo padre Júlio Amaral, vigário do Vicariato Episcopal para Ação Social, Política e Ambiental da Arquidiocese de Belo Horizonte (Veaspam), seguido de partilha de refeições.

Participam da celebração, neste sábado, as pessoas em situação de rua, amparadas pela Pastoral de Rua da Arquidiocese de Belo Horizonte. Haverá também a partilha de refeições com famílias pobres que vivem na região da Catedral Cristo Rei, dentro da iniciativa “Dai-lhes vós mesmos de comer”. O almoço para essas famílias serão preparados na Catedral e, com o auxílio de um veículo, é entregue nos lares que enfrentam a fome.

Leia também
.: Divulgada programação completa do V Dia Mundial dos Pobres

No domingo, 14, às 10h30, a Santa Missa  na Catedral Cristo Rei será presidida pelo padre Hélio Parreiras, vigário do Vicariato Episcopal para Ação Missionária nas Vilas e Favela. Reflexão será sobre os pobres e a desigualdade social. Participam da celebração famílias amparadas pela Arquidiocese de Belo Horizonte e moradores de vilas e favelas. A Celebração Eucarística também será seguida de partilha do almoço.

“Ano Santo extraordinário”

O Dia Mundial dos Pobres foi instituído em toda a Igreja pelo Papa Francisco, em 2016, ao final do Jubileu da Misericórdia. A data é celebrada anualmente no penúltimo domingo do ano litúrgico, que em 2021 será 14 de novembro.

“Como mais um sinal concreto deste Ano Santo extraordinário, deve-se celebrar em toda a Igreja, na ocorrência do 33º Domingo do Tempo Comum, o Dia Mundial dos Pobres”, escreveu Papa Francisco na carta apostólica Misericordia et misera, que marcou o fim do Jubileu.

Programação 

Data: 13/11 – Sábado
Horário: 10h30
Local: Catedral Cristo Rei
Momento de Oração e partilha de refeição com a população em situação de rua.
Também será preparado almoço para famílias amparadas pela ação “Dai-lhes vós mesmos de comer”, desenvolvida na Catedral Cristo Rei.

Data: 14/11 – domingo
Local: Catedral Cristo Rei
Horário: 10h30
Santa Missa seguida pela partilha de refeições com moradores de vilas e favelas.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo