Nomeação do moderador do Charis foi anunciada pelo Dicastério Leigos, Família e Vida
Da Redação
Pino Scafuro foi nomeado pelo Dicastério Leigos, Família e Vida como moderador do CHARIS, Serviço Internacional da Renovação Carismática Católica. Pino participou ativamente da constituição do CHARIS a pedido do Papa Francisco e já faz parte desse Serviço Internacional.
A nomeação ad interim (por tempo determinado) tem efeito imediato até a realização da próxima Assembleia Geral. Ela foi divulgada pelo próprio dicastério em nota assinada pelo prefeito, Cardeal Kevin Farrell, e pelo secretário, padre Alexandre Awi Mello. O documento é datado do último 7 de maio.
“Temos confiança de que foi uma boa escolha e de que o Senhor continuará nos conduzindo! Rezemos por Pino e por este novo tempo no CHARIS”, diz a coordenadora do Serviço Nacional de Comunhão (SNC) do Charis Brasil, Kátia Roldi Zavaris.
Leia também
.: Serviço do CHARIS no Brasil ganha perfil nas redes sociais
Scafuro sucede Jean-Luc Moens, que pediu para deixar o cargo em março passado por necessidades pessoais. Ele tomou a decisão para estar mais perto de sua família em uma situação difícil.
Até então, Pino Scafuro é representante da América Latina de Língua Hispana no CHARIS. Da Argentina, ele é colaborador do Papa Francisco desde que Bergoglio era cardeal em Buenos Aires.
Pino é licenciado em Psicologia com especialização em Aconselhamento Pastoral, Análise Transacional e Logoterapia. Seu contato com a Renovação Carismática Católica começou em 1984 e recebeu o Batismo no Espírito Santo em 1985.
Já atuou como coordenador regional da RCC em Buenos Aires. Em 2017, foi nomeado pelo Papa Francisco, juntamente com Michele Moran, Julia Torres e Oreste Pesare, para constituir um novo serviço único para a Renovação Carismática Católica, mais tarde chamado CHARIS.
O CHARIS foi instituído pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida em 8 de dezembro de 2018. Seus estatutos entraram em vigor na Solenidade de Pentecostes há dois anos.