Charis

Padre Wagner Ferreira comenta vigília de Pentecostes deste sábado

Sacerdote diz que iniciativa do Charis Internacional de realizar a vigília on-line, em tempos de pandemia, é fruto da criatividade do Espírito Santo

Jéssica Marçal
Da Redação

Padre Wagner Ferreira, vice-presidente da Comunidade Canção Nova / Foto: Wesley Almeida

O Charis Internacional promove neste sábado, 30, uma vigília de oração online por ocasião da Solenidade de Pentecostes, celebrada pela Igreja no domingo, 31. A partir das 17h (horário de Brasília), expressões carismáticas da Igreja se reunirão, de forma online, em um momento de oração que será transmitido pela internet. Em português, será possível acompanhar pelo canal oficial da Canção Nova no Youtube.

“Uma vigília em que o grande organizador é o próprio Espírito Santo. É vigília de Pentecostes, é momento de nos encontrarmos como irmãos, como cristãos, para invocar uma nova efusão do Espírito Santo”, comenta o padre Wagner Ferreira, vice-presidente da Comunidade Canção Nova e membro do Charis Brasil.

Várias expressões do movimento carismático estarão reunidas para cantar os louvores de Deus, rezar e interceder para que todos sejam renovados no dom do Espírito Santo.

“É vigília de Pentecostes, é momento de nos encontrarmos como irmãos, como cristãos, para invocar uma nova efusão do Espírito Santo”
Padre Wagner Ferreira

Embora, nesse ano, a vigília seja online por causa da pandemia de coronavírus, padre Wagner lembra que a vigília de oração por ocasião da celebração de Pentecostes é uma graça e um marco na história do movimento carismático na Igreja. E sempre há o desejo de renovação espiritual no dom do Espírito Santo e de interceder para que toda a humanidade seja renovada nesse dom.

“Vejo essa iniciativa do Charis Internacional de promover a vigília de Pentecostes se utilizando das redes sociais como uma iniciativa abençoada por Deus, uma iniciativa que é resultado, certamente, da criatividade do Espírito Santo de Deus”.

Padre Wagner é membro da Canção Nova desde 1992 e, atualmente, é vice-presidente da Comunidade que, sendo carismática, também faz parte do Charis Internacional, procurando cultivar essa comunhão com as diversas expressões carismáticas da Igreja. Ele participará da vigília de casa, acompanhando tudo pela internet.

“Eu participarei dessa vigília como um irmão no Senhor, como um padre que também se beneficia muito pela graça desse novo Pentecostes, dessa corrente de graça que é o movimento carismático na Igreja e como membro da Canção Nova. Pedirei ao Espírito Santo que possa promover essa renovação espiritual, essa renovação carismática no coração dos meus irmãos e irmãs da Comunidade Canção Nova”.

Evangelização em meio à pandemia

Em tempos de pandemia, a Igreja tem se esforçado para continuar evangelizando e promovendo momentos de oração, mesmo que pelos meios de comunicação e redes sociais.

Padre Wagner acredita que evangelizar por esses meios é uma oportunidade. Ele recorda que a Canção Nova vive o seu carisma procurando contribuir com a ação evangelizadora da Igreja particularmente através dos meios de comunicação. Uma grande motivação é a exortação apostólica do Papa Paulo VI – Evangelii nuntiandi – em que se deixa claro que a Igreja se sentiria culpada se não se utilizasse dos meios modernos de comunicação para anunciar a Boa Nova de Jesus Cristo.

“Eu vejo que essa vigília de Pentecostes nesse ano de 2020, que será realizada através das redes sociais devido à pandemia de covid, ela é de fato uma oportunidade de evangelização para o mundo inteiro. Evangelizar oportuna ou inoportunamente, tendo condições favoráveis ou não tão favoráveis assim”.

Charis Brasil

Aqui no Brasil, padre Wagner integra ainda a comissão executiva do Charis, em nome da Comunidade Canção Nova. A finalidade é contribuir, aqui no país, com a comunhão e unidade das diversas expressões carismáticas da Igreja no Brasil.

Ele tem participado de diversas reuniões de organização desse Serviço Nacional de Comunhão. Um dos trabalhos recentes foi a aprovação do Estatuto Civil, devido à necessidade de ter uma organização que possa contribuir com as ações de evangelização do Charis Brasil.

Com a pandemia, os trabalhos estão limitados, mas, na medida do possível, tem sido realizados encontros online. “Já temos promovido encontros online proporcionando às expressões carismáticas do Brasil experiências de graça, de formação, de evangelização. Fico muito feliz porque, como eu disse, oportuna ou inoportunamente, o Serviço Nacional de Comunhão – o Charis Brasil – tem contribuído com a ação evangelizadora da Igreja no Brasil”.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo