Família no mundo

Pesquisa ajuda Igreja a construir Pacto Católico Global sobre a Família

Pacto Católico Global sobre a Família será apresentado em junho de 2022

Da redação, com Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida

familias

/ Foto: Liv Bruce – Unsplash

Por ocasião do “Ano da Família Amoris Laetitia” proclamado pelo Papa Francisco, o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida (DLFV) e a Pontifícia Academia das Ciências Sociais (PASS), com a colaboração do CISF (Centro Internazionale Studi Famiglia), lançaram nas últimas semanas uma pesquisa para construir um Pacto Católico Global sobre a Família.

O programa será formado por um conjunto de ações para a promoção da família no mundo, à luz da Doutrina Social da Igreja. O Pacto envolverá os Centros de Estudo e Pesquisa sobre a família presentes nas Universidades Católicas dos cinco continentes.

Leia também
.: Família é lugar de refúgio em tempos de pandemia, afirma arcebispo
.: Padre destaca papel da família nesse cenário de pandemia

A construção deste Pacto acontecerá través da coleta de informações e pesquisas sobre a relevância cultural e antropológica da família. Haverá uma particular atenção às relações familiares, ao valor social da família e às boas práticas de política familiar em nível internacional.

O Pacto Católico Global sobre a Família será apresentado como parte de um evento conclusivo, antes do Encontro Mundial das Famílias, em junho de 2022.

Leia também
.: CNBB oferece subsídio à Igreja no Brasil sobre a Amoris Laetitia

A Amoris Laetitia e a renovação pastoral

O Ano Família Amoris Laetitia foi iniciado no dia 19 de março. Ele foi convocado no contexto da comemoração dos cinco anos da publicação da exortação Amoris Laetitia, sobre o amor na família. O documento do Papa Francisco é fruto de um longo caminho sinodal. E agora o Ano busca amadurecer os frutos deste caminho.

Leia também
.: Ano “Família Amoris Laetitia” terá propostas para apoiar famílias

O desenvolvimento do Ano ficou aos cuidados do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida. Neste sentido, o Vaticano propôs 12 percursos com famílias para aplicar a “Amoris Laetitia”. São propostas que surgiram a partir da necessidade concreta que emergem da pastoral familiar em todo o mundo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo