Hosana Brasil

Padre Adriano Zandoná: "Deserto é tempo de crescimento"

Padre Adriano Zandoná, da Comunidade Canção Nova, fez pregação neste sábado no Hosana Brasil; destacou a importância da resiliência e aprendizagem ocorrida no tempo de deserto

Mauriceia Silva
Da Redação

Pregação com padre Adriano Zandoná / Foto: Amanda Freitas – Canção Nova

“Sedes fortes, não temais” ( Isaías 35) foi o tema da pregação do Missionário da Comunidade Canção Nova Padre Adriano Zandoná, neste sábado, 10, no Acampamento Hosana Brasil. O evento acontece na sede da Comunidade em Cachoeira Paulista (SP).

Padre Zandoná começou sua pregação recordando o que diz o fundador da Comunidade Canção Nova, Monsenhor Jonas Abib, o qual sempre diz que a Palavra é proclamada, ela é viva e tem poder. Pelo fato de ela estar sendo proclamada, “ela já está sendo realizada em nossa vida”. O padre recorda que, ao falar, essa promessa já está acontecendo na vida de quem ouve e toma posse. 

O padre destacou o trecho da passagem de Isaías que diz: “O deserto e a terra seca vão se rejubilar”, explicando que, mesmo em meio a tempos difíceis, surge esperança.  Para exemplificar, o sacerdote disse que o lírio era a flor mais bonita que existia na época de Jesus e que era uma flor muito frondosa. Em seguida, fez alusão à passagem de Isaías que diz: “No meio do deserto, um lírio vai florescer, pois o deserto é um lugar árido” 

Na continuidade da pregação, o padre ressaltou que os desertos vividos não são o lugar final, mas o lugar da passagem para “a terra prometida”. “Existem lugares desertos, mas, na verdade, eles farão florescer aquilo que para você é morte, é tumba.”

Vencer o desânimo

Inspirado no livro de Isaías, em seu discurso, o sacerdote deu destaque a três aspectos que estão no versículo 3 do livro de Isaías. “Fortalecei as mãos abatidas, firmai os joelhos vacilantes, dizeis aos corações desanimados, não temais.” 

Segundo o padre, o autor sagrado está falando de três coisas: mão, joelho e coração. Ele explicou, em seguida, por que Deus está atrelando essas três dimensões do corpo. “Na Bíblia, mão é sinônimo do seu fazer, da sua ação. Mão significa o que você faz. Então, quando a Bíblia fala de mãos abatidas, ela fala de você que agiu, que fez, e não teve o resultado que você esperava.”

O missionário recordou que, por vezes, acontece o desânimo por muito fazer e não ver resultado, e parece que o resultado não vem. “Talvez, nesse ano de 2022, você lutou para pagar suas contas e não deu certo. Você lutou para superar a mágoa daquela pessoa que o traiu. Talvez, neste ano, você tenha lutado para sair do adultério, para deixar as drogas e o vício…você está com as mãos abatidas.” 

O padre também recordou que, por vezes, muito se faz e também não acontece o reconhecimento, e que eficiência é diferente de eficácia. Assim também foi na vida dos apóstolos. “Pedro era pescador, mas não pescou nada. Eles usavam técnicas e redes adequadas, mas ficaram abatidos, pois passaram a noite toda tentando, não pescaram nada. A mão dele estava abatida, porque a eficiência vem de sua habilidade, mas a eficácia vem de Deus.” 

Ao falar que as tribulações da vida são algo que empurram para frente, o padre recordou o Catecismo da Igreja Católica, que vem dizer que a virtude da esperança  preserva do desânimo. “Todos temos que tomar posse dessa palavra, porque ela nos traz esperança. Não fujam da cruz, pois ela faz parte da sua vida.”

O padre ainda falou da importância do que se vive no tempo de deserto, que não é apenas pelo sofrimento, mas também está na aprendizagem ocorrida nele. Por fim, o padre citou a importância da determinada decisão citando uma das santas mais conhecidas da Igreja.

“Santa Tereza D’ávila disse que é preciso prosseguir com a determinada decisão. Se a alma se determinar com determinada decisão, o diabo foge dela. Você é determinado? Deus é uma prioridade pra você ou não?”.

Programação do dia

Após a pregação, o acampamento seguiu com momentos de cânticos e a Adoração ao Santíssimo Sacramento com a passagem da arca, um momento tradicional do evento. 

À tarde, a pregação será com a missionária Paula Guimarães, às 14h30. A missa de hoje, às 16h, será com Frei Gilson. Na parte da noite, shows com Ministério Amor e Adoração, Ministério de Música Canção Nova e Missionário Shalom. O acampamento termina neste domingo, 11. Confira aqui a programação completa. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo