NOMEAÇÕES

Papa nomeia novos bispos de Tocantinópolis (TO) e auxiliar de Brasília (DF)

Cardeal Paulo Cezar Costa terá padre Vicente de Paula Tavares como auxiliar no governo pastoral de Brasília e padre Carlos Henrique Silva Oliveira será bispo no Tocantins

Da Redação, com CNBB

Padre Carlos Henrique Silva Oliveira e padre Vicente de Paula Tavares receberão a ordenação episcopal / Foto: Reprodução CNBB

Nesta terça-feira, 19, o Papa Francisco nomeou dois novos bispos para a Igreja no Brasil. Padre Vicente de Paula Tavares foi nomeado como bispo auxiliar da Arquidiocese de Brasília (DF), e o padre Carlos Henrique Silva Oliveira foi escolhido como bispo de Tocantinópolis (TO). Ambos os sacerdotes pertencem ao clero da capital federal e receberão a ordenação episcopal.

Padre Vicente é pároco na Paróquia Imaculado Coração de Maria, no Park Way, em Brasília, e integra o Colégio de Consultores da Arquidiocese. Já o padre Carlos administrou a Paróquia Santo Cura d’Ars, também em Brasília, e atualmente exercia os ofícios de presidente da Cáritas Arquidiocesana e da Comissão para a Proteção de Menores e Vulneráveis, de juiz auditor no Tribunal Arquidiocesano e de vigário episcopal do Vicariato Centro.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) expressou, em nota, alegria pela nomeação dos sacerdotes. Recordando São José, celebrado nesta terça-feira, o texto cita os escritos do Papa Francisco na Carta Apostólica Patris Corde a fim de iluminar o ministério dos novos bispos: “São José lembra-nos que todos aqueles que estão, aparentemente, escondidos ou em segundo plano, têm um protagonismo sem paralelo na história da salvação. (…) O que Deus disse ao nosso Santo – ‘José, Filho de David, não temas’ (Mt 1, 20) –, parece repeti-lo a nós também: ‘Não tenhais medo!’”

Trajetória do padre Vicente de Paula Tavares

Nasceu na cidade de João Pinheiro (MG) no dia 21 de janeiro de 1972. Ingressou no Seminário Maior Arquidiocesano de Brasília, Nossa Senhora de Fátima, em fevereiro do ano 2000, iniciando seus estudos de Filosofia no mesmo ano e concluindo o ciclo filosófico em 2002. Depois, cursou Teologia no mesmo seminário, encerrando o ciclo teológico em 2006. Foi ordenado sacerdote no dia 9 de dezembro de 2006, por imposição das mãos do hoje cardeal bispo emérito de Brasília, João Braz de Aviz, à época arcebispo metropolitano.

Após a ordenação sacerdotal, foi nomeado vigário da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em São Sebastião (DF), de 2007 a 2008, e assumiu o ofício de pároco de 2009 a 2010. Entre 2011 e 2014, exerceu o cargo de ecônomo e formador no Seminário Maior Interdiocesano São João Maria Vianney na cidade de Goiânia (GO). 

No ano de 2015, regressou a Brasília e foi nomeado vigário da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, no Lago Sul. Nesta mesma data, também foi nomeado responsável pela Obra das Vocações sacerdotais, também na capital do país. Em 2016, padre Vicente foi transferido pelo Cardeal Sergio da Rocha para assumir nova missão na erigida na Paróquia dos Sagrados Corações de Jesus e Maria, no Jardim Botânico, com ofício de primeiro pároco, tendo lá permanecido até janeiro de 2022.

Trajetória do padre Carlos Henrique Silva Oliveira

Nasceu em 13 de agosto de 1972 em Brasília (DF). Cursou Filosofia e Teologia no Seminário Maior Arquidiocesano de Brasília de 1995 a 2001. Possui pós-graduação em Teologia pela Faculdade de Teologia da Arquidiocese de Brasília, a FATEO, desenvolvida de 2017 a 2018. Também possui pós-gradução em Direito Canônico Familiar. Atualmente é mestrando em Direito Canônico no Instituto Superior de Direito Canônico do Rio de Janeiro (RJ), com extensão em Goiânia (GO).

Ordenou-se diácono em 8 de dezembro de 2001 e sacerdote em 7 dezembro de 2002. Na Arquidiocese de Brasília, exerceu o sacerdócio nas Paróquias de Santíssima Trindade, no Gama, de 2003 a 2007; Santo Inácio de Loyola, em Samambaia (DF), de 2011 a 2014; São Pedro de Alcântara, no Lago Sul (DF) de 2014 a 2022; e Santo Cura d’Ars, na Asa Sul, de 2023 a 2024. Foi missionário na missão da Igreja de Brasília em Roraima, nas Paróquias de Nossa Senhora do Livramento e São José Operário, em Caracaraí (RR) de 2007 a 2010.

Na Arquidiocese de Brasília exerceu os ofícios de Vigário episcopal para Promoção Humana e Obras Sociais de 2014 a 2021; presidiu as Obras de Assistência e Serviços Sociais de 2014 a 2021; a Cáritas arquidiocesana de 2015 a 2024; presidiu a Comissão para a proteção de Menores e Vulneráveis de 2021 a 2024; foi juiz auditor no Tribunal Arquidiocesano de 2011 a 2024; e Vigário episcopal do Vicariato Centro de 2023 a 2024.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo