NOMEAÇÕES

Papa escolhe bispos para Afogados de Ingazeira (PE) e Januária (MG)

Bispo auxiliar de Olinda e Recife, Dom Limacêdo da Silva assumirá a diocese pernambucana, e o padre Geraldo Rodrigues assumirá a diocese mineira

Da Redação, com CNBB

Dom Limacêdo Antonio / Foto: CNBB

Mudanças no episcopado brasileiro foram anunciadas pela Santa Sé nesta quarta-feira, 25. O Papa Francisco aceitou a renúncia do bispo de Afogados de Ingazeira (PE), Dom Egídio Bisol, e escolheu o bispo auxiliar da arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Limacêdo Antonio da Silva, como o sucessor do agora bispo emérito.

Além disso, o Pontífice nomeou o padre Geraldo de Souza Rodrigues, pertencente ao clero de Viçosa (MG), como o novo bispo da diocese de Januária (MG). A sede estava vacante desde a nomeação de Dom José Moreira da Silva para Porto Nacional (TO), em dezembro de 2022.

A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em nota, saudou Dom Egídio Bisol, agradecendo pelo seu tempo de serviço. Também expressou o desejo de “que o irmão continue servindo com sabedoria e plena consciência de que a emeritude é um momento novo e rico para sua missão não Igreja”.

Os bispos nomeados também foram saudados pela entidade. A CNBB expressou que roga a Deus para que ilumine Dom Limacêdo Antonio da Silva “no seu ministério episcopal e seja sempre mais fortalecido na missão de levar adiante o perfume e alegria do Evangelho e de ser um instrumento de edificação de uma Igreja cada vez mais sinodal”.

Quanto ao agora Monsenhor Geraldo de Souza Rodrigues, a presidência do colégio dos bispos expressou a alegria com a notícia de sua nomeação e ofereceu o ministério episcopal do sacerdote à proteção da Virgem Maria, padroeira da Diocese de Januária sob o título de Nossa Senhora das Dores.

Trajetória de Dom Egídio Bisol

Dom Egídio Bisol / Foto: CNBB

Dom Egídio Bisol nasceu em 23 de dezembro de 1947, em Bassano del Grappa, na Itália. Foi ordenado presbítero em 31 de maio de 1972. Em 1976, aos 28 anos, após exercer a função de vigário paroquial na Itália, deixou seu país e mudou-se como padre missionário para a diocese de Afogados da Ingazeira, sendo acolhido pelo então bispo diocesano Dom Francisco Austregésilo de Mesquita Filho.

Nesse mesmo ano foi nomeado pároco de São José do Egito. Além das atividades paroquiais, assumiu a coordenação diocesana da Pastoral da Juventude (1979-1986) e integrou a equipe de formadores do Seminário Regional Nordeste 2 da CNBB (Pernambuco, Rio Grande do Norte, Alagoas e Paraíba), em Recife (1987-1989).

Em 7 de outubro de 2009, foi nomeado pelo então Papa Bento XVI como quarto bispo da diocese de Afogados da Ingazeira. A ordenação e posse se deram em 9 de janeiro de 2010. O bispo adotou como lema episcopal Sicut qui ministrat (“Estou entre vós como Servo”).

Trajetória de Dom Limacêdo Antonio da Silva

Dom Limacêdo Antônio da Silva nasceu no dia 20 de setembro de 1960, em Nazaré da Mata (PE). Estudou Filosofia no Instituto Filosófico Estrela Missionária, em Nova Iguaçu (RJ), e Teologia na Escola Teológica São Bento de Olinda, em Olinda (PE). Foi ordenado presbítero no dia 12 de dezembro de 1986, em Limoeiro (PE), e exerceu seu ministério sacerdotal na diocese de Nazaré da Mata.

Enquanto sacerdote, Dom Limacêdo exerceu atividades na paróquia de Nossa Senhora da Apresentação em Limoeiro (PE). Como vigário paroquial, foi assessor da Juventude do Meio Popular, assessor da Infância Missionária e das Comunidades Eclesiais de Base (CEB’S). Foi pároco da paróquia de São Sebastião, em Machados (PE), coordenador diocesano de Pastoral, assessor do COMIRE NE-II e membro do Conselho Pastoral.

Em 4 de abril de 2018, foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo auxiliar da arquidiocese de Olinda e Recife, tendo sido ordenado bispo em 10 de junho do mesmo ano, em Nazaré da Mata (PE). Seu lema episcopal é Verbum carum factum est (“O verbo de Deus se fez carne”). Atualmente, é membro da Comissão Episcopal para Ação Sociotransformadora da CNBB.

Trajetória do Monsenhor Geraldo de Souza Rodrigues

Padre Geraldo de Souza / Foto: CNBB

Padre Geraldo de Souza Rodrigues, nasceu em Porto Firme (MG), em 24 de outubro de 1963, filho do casal João Bernardino Rodrigues e Amélia Pires de Souza, já falecidos. Ele é o terceiro filho entre sete irmãos, sendo um deles também sacerdote. Em 1978, ingressou no Seminário Menor Nossa Senhora da Assunção de Mariana. Cursou Filosofia em 1983 e 1984, no Seminário Maior São José de Mariana (MG), e Teologia de 1985 a 1988, no mesmo Seminário. Em 20 de maio de 1988, foi ordenado presbítero na cidade de Porto Firme, por Dom Oscar de Oliveira.

Em seu ministério presbiteral, foi pároco nas paróquias São Domingos de Gusmão, em Diogo de Vasconcelos (MG); Nossa Senhora das Mercês, em Mercês (MG); São Sebastião, em Itabirito (MG); Sagrado Coração de Jesus, em Conselheiro Lafaiete (MG); Nossa Senhora das Brotas, em Entre Rios de Minas (MG); São José, em Paula Cândido (MG); e atualmente é pároco na paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Viçosa (MG).

Padre Geraldo foi coordenador arquidiocesano de Catequese, representante arquidiocesano dos Presbíteros, vigário forâneo, vigário episcopal, membro do Colégio dos Consultores e do Conselho Arquidiocesano de Pastoral.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo