Arcebispo de Vitória da Conquista (BA), Dom Josafá Menezes da Silva será transferido para a capital sergipana; nomeação ocorre quase nove meses após renúncia de Dom João José Costa
Da Redação, com CNBB
Nesta quarta-feira, 13, o Papa Francisco nomeou Dom Josafá Menezes da Silva como novo arcebispo da Arquidiocese de Aracaju (SE). O religioso estava à frente da Arquidiocese de Vitória da Conquista (BA) desde outubro de 2019.
A Arquidiocese de Aracaju estava vacante desde 19 de julho de 2023. Na ocasião, o Pontífice aceitou o pedido de renúncia de Dom João José Costa, por motivos de saúde.
A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou uma saudação a Dom Josafá. Em nota, os bispos agradecem ao Papa Francisco por sua nomeação e expressam os votos de que o arcebispo “possa ser um colaborador no cultivo da vida espiritual do povo, estimulando em seus corações a oração e o apostolado”.
Trajetória
Nascido em Salinas da Margarida (BA) em 2 de janeiro de 1959, Josafá Menezes da Silva foi ordenado presbítero em Salvador (BA) em 14 de maio de 1989. É formado em Teologia pela Universidade Católica do Salvador. Fez especialização em Filosofia na Universidade Gregoriana de Roma, licenciatura em Teologia na Pontifícia Universidade Lateranense, também em Roma, em 1999, e doutorado em antropologia teológica na mesma universidade, finalizado em 2001.
Foi reitor do Seminário Central São João Maria Vianey, na Arquidiocese de Salvador. Em 12 de janeiro de 2005, foi nomeado bispo auxiliar da Sé Primacial do Brasil pelo então Papa João Paulo II e sagrado bispo em 10 de março, por Dom Geraldo Majella Agnelo.
Em 2010, foi nomeado bispo da Diocese de Barreiras (BA), tomando posse em 26 fevereiro de 2011. Foi transferido para a Arquidiocese de Vitória da Conquista (BA), em 9 de outubro de 2019.
No regional Nordeste 3 da CNBB foi bispo referencial para o Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso (2011-2015) e para a Pastoral da Comunicação (2015-2019), além de coordenador da Região Pastoral do Oeste da Bahia (2016-2019). Seu lema episcopal é Praedica verbum (Prega a Palavra), extraído da segunda Carta de São Paulo a Timóteo (2Tm 4, 2).