NOMEAÇÃO

Papa nomeia novo bispo auxiliar para Arquidiocese de São Paulo (SP)

Membro do clero de São Miguel Paulista (SP), padre Edilson de Souza Silva foi escolhido pelo Pontífice e receberá a ordenação episcopal

Da Redação, com CNBB

Padre Edilson de Souza Silva / Foto: Reprodução Arquidiocese de São Paulo

O Papa Francisco nomeou o padre Edilson de Souza Silva, do clero de São Miguel Paulista (SP), como novo bispo auxiliar para a Arquidiocese de São Paulo (SP). A escolha foi publicada pela Santa Sé nesta quarta-feira, 21.

A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) emitiu uma nota saudando o religioso que receberá a ordenação episcopal. O episcopado expressou alegria com a nomeação e desejou ao padre Edilson que, “neste novo marco de sua trajetória eclesial, possa seu serviço à Igreja continuar a frutificar em inúmeros benefícios à Evangelização”.

Trajetória

Edilson de Souza Silva nasceu em 11 de setembro de 1968, no município de Caculé (BA). Quando ainda era criança, sua família migrou para o estado de São Paulo. Em 1988, ele ingressou no Seminário de Filosofia Nossa Senhora da Esperança da Arquidiocese de São Paulo.

Edilson cursou Filosofia na Faculdades Associadas do Ipiranga (FAI), de 1988 a 1990, e Teologia na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção entre 1991 e 1994. Sua ordenação sacerdotal aconteceu no dia 10 de dezembro de 1994, pelas mãos de Dom Fernando Legal, na Basílica de Nossa Senhora da Penha, em São Paulo.

Em 2003, padre Edilson foi para a Itália cursar o mestrado em Teologia na Universidade Gregoriana de Roma, morando no Colégio Pio Brasileiro, no período de 2003 a 2004. Ele concluiu a licença em Teologia Dogmática.

Em seu ministério presbiteral, foi vigário paroquial e pároco de paróquias e da Basílica de Nossa Senhora da Penha. Também exerceu, em diferentes períodos, as funções de vice-reitor para a Filosofia no Seminário Diocesano de Nossa Senhora da Penha, de diretor espiritual e diretor de estudos. Foi membro da Coordenação Diocesana de Pastoral, vigário episcopal da Região Episcopal São Miguel e, atualmente, vigário geral da diocese e coordenador da Comissão de Tutela de Menores e Vulneráveis.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo