NOMEAÇÃO

Papa nomeia novo bispo auxiliar para Arquidiocese de Belo Horizonte

Membro da Arquidiocese de Mariana (MG), padre Edmar José da Silva foi escolhido por Francisco para auxiliar Dom Walmor de Azevedo na capital mineira

Da Redação, com CNBB

Padre José Edmar da Silva / Foto: Reprodução Arquidiocese de Mariana

O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 6, o padre Edmar José da Silva como novo bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG). A nomeação atende ao pedido feito pelo arcebispo da capital mineira, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, de contar com mais um auxiliar. 

Atualmente, o padre Edmar é pároco e reitor da paróquia e santuário de Nossa Senhora da Conceição, em Ouro Preto, desde 2020. Ele pertence ao clero da Arquidiocese de Mariana (MG) e receberá a ordenação episcopal, cuja data ainda não foi definida. A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou uma saudação ao novo eleito para o ministério episcopal, rogando, na nota, pela intercessão de Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Minas Gerais.

Trajetória

Edmar nasceu em 19 de abril de 1975, em Alto Rio Doce (MG). Ingressou no Seminário Menor da Congregação Pequena Obra da Divina Providência e posteriormente foi transferido para o Seminário Maior São José, da arquidiocese de Mariana. Lá, cursou o Propedêutico (1993), Filosofia (1994 a 1996) e Teologia (1997 a 2000).

Em 15 de agosto de 2000, foi ordenado diácono, e em 19 de maio de 2001, presbítero. Edmar cursou pós-graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Ouro Preto (MG) e em Metodologia do Ensino Superior, pelo Centro de Estudos e Pesquisas Educacionais de Minas Gerais (CEPEMG) e Centro Universitário Newton Paiva. Além disso, possui Mestrado em Filosofia pela Universidade Gregoriana, em Roma, na Itália.

Na arquidiocese de Mariana, exerceu diversas funções. Além dos serviços de vigário, administrador paroquial e pároco em algumas das paróquias da arquidiocese, foi diretor acadêmico e coordenador do curso de Filosofia da Faculdade Dom Luciano Mendes; tradutor do processo de beatificação de Dom Antônio Ferreira Viçoso; notário atuário do processo do Servo de Deus Dom Luciano Mendes de Almeida; e secretário do Conselho Presbiteral e membro do Conselho Episcopal da Arquidiocese de Mariana. Padre Edmar foi também secretário da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) do Regional Leste 2 da CNBB.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo