Mudança no episcopado

Nomeado novo arcebispo para Vitória da Conquista (BA)

Dom Josafá Menezes da Silva, até então bispo de Barreiras (BA) sucederá Dom Luís Gonzaga Silva Pepeu

Da Redação, com CNBB

Dom Josafá Menezes / Foto: diocese de Barreiras (BA)

O Papa Francisco nomeou, nesta quarta-feira, 9, o novo arcebispo para a arquidiocese de Vitória da Conquista (BA): Dom Josafá Menezes da Silva, até então bispo de Barreiras (BA). Ele assume o governo pastoral da arquidiocese, sucedendo Dom Luís Gonzaga Silva Pepeu, que teve o pedido de renúncia aceito pelo Papa.

Dom Josafá nasceu, em 2 de janeiro de 1959, na cidade de Salinas de Margarida (BA). Foi ordenado sacerdote, em 14 de maio de 1989, e bispo no dia 10 de março de 2005. Está à frente da diocese de Barreiras, desde 26 de fevereiro de 2011, sendo o segundo bispo dessa Igreja Particular. Seu lema episcopal é Praedica verbum (Prega a Palavra), extraído da segunda Carta de São Paulo a Timóteo (2Tm 4,2).

Seu ministério episcopal teve início na arquidiocese de Salvador (BA), onde foi bispo auxiliar entre 2005 e 2010. Também atuou como administrador apostólico da diocese de Bom Jesus da Lapa, entre maio de 2014 e setembro de 2015. No regional Nordeste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foi bispo referencial para o Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso (2011-2015) e para a Pastoral da Comunicação (2015-2019), além de coordenador da Região Pastoral do Oeste da Bahia (2016-2019).

Dom Pepeu

Dom Luís Gonzaga SIlva Pepeu / Foto: CNBB

Nascido em Caruaru (PE), em 18 de fevereiro de 1957, Dom Luís Gonzaga Pepeu é frade franciscano capuchinho. Foi nomeado bispo por São João Paulo II, em 13 de junho de 2001, para a diocese de Afogados da Ingazeira. Escolheu como lema episcopal Ne timeas tecum ego sum (Jr 1,8) “Não temas, estou contigo”. Sua ordenação foi em 6 de outubro de 2001.

Em sua trajetória como bispo, foi membro da Comissão Episcopal dos Tribunais Eclesiásticos de Segunda Instância da CNBB e do Conselho Econômico do regional Nordeste 2 da Conferência. Dom Pepeu também presidiu o regional Nordeste 3 da CNBB (2011-2015).

Saudação da CNBB

A presidência da CNBB agradeceu a Dom Luiz Gonzaga pelo ministério episcopal e pelo trabalho que dedicou à Conferência e saudou Dom Josafá por sua nomeação. 

“Desejosos de que tenha exitoso pastoreio à frente desta Igreja Particular, recordamos a exortação apostólica Evangelii Gaudium, do Papa Francisco, para nos fortalecer nessa exigente missão de pregar a Palavra: “O Espírito Santo, que inspirou a Palavra, é quem «hoje ainda, como nos inícios da Igreja, age em cada um dos evangelizadores que se deixa possuir e conduzir por Ele, e põe na sua boca as palavras que ele sozinho não poderia encontrar»”.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo