Episcopado

Papa nomeia bispo para a diocese de São Carlos (SP)

Dom Luiz Carlos Dias é o novo bispo da diocese de São Carlos, que estava vacante há um ano

Da Redação, com CNBB

Dom Luiz Carlos Dias, novo bispo de São Carlos (SP) / Foto: Arquivo-Comunicação CNBB

O Vaticano anunciou nesta quarta-feira, 20, a nomeação do novo bispo da diocese de São Carlos (SP): Dom Luiz Carlos Dias, até então bispo auxiliar de São Paulo. A nomeação foi feita pelo Papa Francisco.

A diocese estava vacante desde 21 de outubro de 2020 quando Dom Paulo Cezar Costa foi anunciado como arcebispo de Brasília (DF). Desde então, a diocese de São Carlos estava sob os cuidados pastorais de Dom Eduardo Malaspina, seu bispo auxiliar.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) saúda Dom Luiz Carlos pela nomeação. Em nota assinada pela presidência da entidade, reitera-se a proximidade fraterna ao bispo nessa nova missão.

“Como todos os ministérios na Igreja, também o ministério episcopal é um serviço, exercido na comunhão com o colégio episcopal e com o bispo de Roma, o Papa. Rogamos bênçãos à continuidade de sua missão como servidor de Jesus Cristo e da sua Igreja, à porção do povo de Deus na diocese de São Carlos, agora confiada aos seus cuidados pastorais.”.

Sobre Dom Luiz Carlos

Dom Luiz Carlos Dias tem 52 anos e é natural de Caconde (SP). Foi ordenado diácono em 1989 e sacerdote em 5 de abril de 1991. Pertence ao clero da diocese de São João da Boa Vista (SP). Cursou Filosofia e Teologia no Centro de Estudos da arquidiocese de Ribeirão Preto (CEARP). É mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, com formação em Ética Social na Adveniat, Alemanha.

Na trajetória sacerdotal, padre Luiz atuou como reitor do Propedêutico, Casa “São Paulo” (1992 a 2002); vigário paroquial na paróquia Imaculada Conceição, em Caconde (1991 a 2002); pároco da paróquia Nossa Senhora de Fátima, em São João da Boa Vista, em 2005; diretor do Instituto de Filosofia da diocese de São João da Boa Vista; reitor do Seminário Diocesano de Teologia “São João Maria Vianney” (2005 a 2010); vigário da paróquia São Judas Tadeu em Mogi Guaçu (2005 e 2010).

Também exerceu a docência em Teologia Moral, no Instituto de Teologia de São João da Boa Vista (1992 a 2001); Antropologia Cultural e História da Filosofia, no Instituto de Filosofia da diocese de Guaxupé; História da Filosofia, Metafísica e Seminários, no Instituto de Filosofia de São João da Boa Vista; História da Ética, no Instituto de Filosofia da arquidiocese de Brasília.

Na diocese de São João da Boa Vista, coordenou a pastoral missionária diocesana e foi membro do Conselho de Presbíteros. No período de 2010 a 2015, exerceu o cargo de secretário executivo das Campanhas da Fraternidade e da Evangelização, na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília.

Foi nomeado bispo auxiliar de São Paulo e bispo titular de “Tunes” no dia 16 de março de 2016. Sua ordenação episcopal aconteceu dia 7 de maio do mesmo ano.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo