Novidades

Apresentados site de oração pelo Sínodo e nova versão do Click to Pray

Escola de oração e agenda de oração são as novidades da nova versão do app de oração do Papa

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

Material de divulgação

Uma entrevista coletiva na Sala de Imprensa da Santa Sé nesta terça-feira, 19, apresentou o novo aplicativo de oração do Papa – Click to Pray 2.0 – e o site de oração pelo Sínodo.

Desde 2016, o Click To Pray é a plataforma de oração do Papa, para ajudar a rezar pelos desafios da humanidade e pela missão da Igreja expressos nas intenções do Santo Padre. O Click to Pray, disponível em sete línguas, já atingiu mais de 2,5 milhões de pessoas em todos os continentes. 

Click to Pray e o Sínodo

O diretor internacional da Rede Mundial de Oração do Papa, padre Frédéric Fornos, S.I., explicou que o aplicativo vai apoiar o processo espiritual do Sínodo. Entre as propostas, a oração pela Igreja local, com as intenções que as Conferências Episcopais desejarem. Outra novidade é o site de oração pelo Sínodo.

“Hoje, junto à Secretaria Geral do Sínodo e à União Internacional das Superioras Gerais, a Rede Mundial de Oração do Papa apresenta um site para rezar por uma Igreja sinodal, onde todo o povo de Deus poderá partilhar as próprias orações”, anunciou.

Leia também
.: Também a relação com Deus pode ser vivida no ambiente digital, diz padre
.: JMJ 2023: plataformas digitais propõem orações mensais

“Sonhamos e criamos este site, www.prayforthesynod.va, como um espaço virtual contemplativo, onde cada crente pode compartilhar sua oração por uma Igreja sinodal. Queremos acompanhar todo o caminho sinodal com uma atitude de oração e escuta profunda, premissa indispensável para o discernimento comunitário ao qual o Papa Francisco convida toda a Igreja”. Quem afirmou foi a responsável pela Comunicação da União Internacional das Superioras Gerais, Patrizia Morgante.

A abertura oficial do site para os mosteiros é nesta terça-feira, 19. Para todos, será no dia 1° de novembro, Dia de Todos os Santos. 

O perfil do Papa no Click To Pray

O secretário do Dicastério para a Comunicação, Mons. Lucio Ruiz, também presente na coletiva, destacou que a plataforma Click To Pray – acessível via app, site, Facebook, Twitter, Instagram e YouTube – é um instrumento bom e oportuno para a comunhão. Isso uma vez que oferece espaço de comunidade e apoio na e para a oração.

“As novidades da nova plataforma propõem uma maior interação com várias redes e comunidades eclesiais e novas possibilidades para nos acompanhar de modo personalizado na nossa vida espiritual”, afirmou.

Mons. Ruiz também mencionou a importância das redes sociais do Papa para chegar ao coração das pessoas. Nesse sentido, além de Twitter e Instagram, agora também há um perfil de oração do Papa no Click To Pray.

“É uma grande alegria poder apresentar, nestes dias, não somente a nova versão do Click to Pray, mas a sua abertura dinâmica ao processo que a Igreja começou a percorrer com o Sínodo”, concluiu Mons. Ruiz.

Novidades

O app acompanha seus usuários na oração pessoal e comunitária. É proposto um ritmo cotidiano de oração em três momentos do dia: manhã, tarde e noite. As propostas são simples, concretas e adaptadas à vida cotidiana.

As novidades da versão 2.0 são a escola de oração e a agenda de oração. Quem explicou sobre isso na coletiva foi a coordenadora internacional do Click to Pray, Bettina Raed. Ela também é diretora regional da Rede de Oração do Papa na Argentina e Uruguai.

A agenda permite ao usuário organizar os conteúdos e horários das orações. Assim, permite personalizar a forma de rezar. “Outra novidade é que o Click To Pray oferece uma escola de oração com conteúdos que ajudam a formar e aprofundar a oração; e muitos desses provêm da experiência das catequeses do Papa Francisco e do tesouro espiritual da Igreja. Assim como outros conteúdos de projetos globais, como a Palavra do dia, do Vatican Media, e do Twittando com Deus”, explicou Bettina.

A coordenadora também falou sobre a ligação com o processo sinodal: uma conexão com os conteúdos do site de oração do Sínodo. “Esses conteúdos serão colocados em evidência, no início incluirão as orações dos mosteiros e das igrejas locais e depois de todo o povo de Deus”. 

Experiência profunda de oração

O Gerente de Pojeto do app,  Juan Ignacio Castellaro, também participou da coletiva de hoje. Ele explicou que o novo desenho gráfico da plataforma coloca em destaque a oração do Papa. O usuário pode acessar de maneira intuitiva cada um dos seus conteúdos principais. 

Castellaro ressaltou ainda que esta atualização foi feita especialmente a partir da escuta de testemunhos diversos. Foram ouvidos jovens, adultos, homens e mulheres que usam o Click To Pray. 

“Esperamos que esta renovação seja uma boa oportunidade para oferecer um serviço de qualidade e ajudar toda a Igreja a caminhar junta e orar uns pelos outros.”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo