Mensagem

Papa aos 50 anos de Santarém: “Sejam corajosos e audaciosos"

A Igreja na Amazônia Brasileira comemora os 50 anos de Santarém e recebe do Papa mensagem  de encorajamento

Da Redação, com Celam

O Papa enviou sua bênção apostólica aos participantes do encontro, colocando seus votos aos pés de Nossa Senhora de Nazaré / Foto: Reprodução Vatican Media

O Papa Francisco enviou mensagem aos participantes do IV Encontro da Igreja Católica na Amazônia Legal. O Santo Padre afirma que o motivo de seu especial encorajamento é “saber que sonhamos juntos” com comunidades cristãs capazes de se dedicar e se encarnar na Amazônia de tal maneira, que dão à Igreja novas caras com traços amazônicos’ ”

O Papa Francisco destaca que a importância deste encontro está em “recordar o que aconteceu neste mesmo lugar”. Ele ressalta que é uma ocasião de intensa ação de graças ao Altíssimo pelos frutos da ação do Divino Espírito Santo na Igreja e na Amazônia, nestas últimas cinco décadas, e por tudo o que ela inspira. 

Uma Igreja comprometida com a evangelização

O Santo Padre destaca que o Encontro de Santarém “propôs linhas de evangelização que marcaram a ação missionária das comunidades amazônicas e ajudaram a formar uma sólida consciência eclesial ”.

A sua importância é tal que o próprio Papa Francisco reconhece que “os insights daquele encontro serviram também para iluminar as reflexões dos Padres Sinodais no recente Sínodo para a região Pan-Amazônica”. 

O Pontífice chega a afirmar que as “linhas prioritárias” de Santarém traçaram os sonhos para a Amazônia contidos no número 7 da exortação pós-sinodal. Também diz que se regozija “pelo empenho das Igrejas particulares da Amazônia brasileira, por meio de suas comunidades, em cumprir as indicações da última Assembleia Sinodal”. 

Ele ressalta a importância da bela tradição de encontros das comunidades locais e a experiência da sinodalidade como expressão de comunhão, participação e missão, à qual toda a Igreja é chamada. 

Da mesma forma, o Papa recorda com carinho e gratidão a intensa participação dos representantes do Brasil no último Sínodo, “dando vitalidade, força e esperança”.

Seja corajoso e ousado

Por fim, o Papa Francisco convida os participantes do IV Encontro da Igreja Católica na Amazônia Legal a “ser corajosos e ousados, abrindo-se com confiança à ação de Deus ”.

Com as palavras habituais em suas mensagens, ele também incentiva a, por meio do Espírito, “anunciar o Evangelho com novo empenho e contemplar a beleza da criação”.

O Papa enviou sua bênção apostólica aos participantes do encontro, colocando seus votos aos pés de Nossa Senhora de Nazaré, Rainha da Amazônia, e pediu-lhes, como de costume: “continuem a rezar por mim e pela missão que o Senhor me confiou”.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo