EDUCAÇÃO

CNBB e Instituto Federal se únem para levar capacitação a 19 mil pessoas

A CNBB e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSuldeMinas) firmaram um termo de adesão que prevê a capacitação de 19 mil pessoas em todo o País

Da redação, com CNBB

Dom Ricardo Hoepers assina o acordo com o IFSuldeMinas / Foto: Divulgação CNBB

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSuldeMinas), ligado à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério a Educação, assinaram na tarde desta terça-feira, 6, no contexto da reunião do Conselho Episcopal Pastoral (Consep), um “Termo de Adesão” que prevê a capacitação de 19 mil pessoas em todo o país por meio do Projeto Capacita em Redes a ser expandido para os 19 regionais da Conferência.

O arcebispo de Goiânia e primeiro vice-presidente da CNBB, dom João Justino de Medeiros Silva, destacou a beleza do projeto que surgiu inicialmente a partir da Campanha da Fraternidade 2023, desenvolvido pelo Instituto Federal do Sul de Minas em parceria com as dioceses mineiras de Pouso Alegre, Guaxupé e Campanha. “O projeto tem origem na Campanha da Fraternidade, iniciativa muito cara à CNBB, que tem dado muitos frutos ao longo dos 60 anos”, disse

Dom João Justino destacou ainda ser uma alegria muito grande assinar um termo de adesão às vésperas de lançar a Campanha da Fraternidade 2024 que vai abordar o tema da “Amizade Social”. “Viver a fraternidade também significa compartilhar esforços e inteligência, como neste projeto. O que é bom precisa ser conhecido, precisa crescer e precisa de nosso apoio”, disse.

O reitor do IFSULDEMINAS, Cleber Barbosa, no ato de assinatura do Termo de Adesão, ressaltou a importância da parceria entre os Institutos Federais (MEC) e a CNBB para ampliar a possibilidade de que pessoas tenham acesso à capacitação em cursos de pequena duração que podem mudar suas vidas e devolver-lhes a esperança. “É neste sentido que estamos aqui. Temos relatos de pessoas que estavam desiludidas e após esta oportunidade encontraram um novo sentido para suas vidas”, reforçou.

Participaram do ato de assinatura, a diretora de articulação e fortalecimento de Educação Profissional e Tecnológica (MEC/Setec), Carla Comerlato Jardim, o diretor de desenvolvimento da Rede (MEC/Setec), a diretora geral IFSULDEMINAS Campus Machado, Aline Manke e o deputado federal, Odair José da Cunha. O bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, assinou o termo de adesão em nome da CNBB.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo