Episcopado

Papa Francisco nomeia novo arcebispo para Cascavel (PR)

Dom Adelar Baruffi (RS) assumirá governo pastoral de Cascavel; até então, era bispo de Cruz Alta (RS)

Da Redação, com CNBB

arcebispo para cascavel

Dom Adelar Baruffi / Foto: Diocese de Cruz Alta (RS)

O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 22, Dom Adelar Baruffi como novo arcebispo de Cascavel (PR). A arquidiocese encontrava-se vacante desde a morte de Dom Mauro Aparecido dos Santos, em 11 de março de 2021.

Até então, Dom Adelar era bispo diocesano de Cruz Alta (RS). A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) emitiu uma saudação a Dom Adelar por sua nova missão.

“Como todos os ministérios na Igreja, também o ministério episcopal é um serviço, exercido na comunhão com o colégio episcopal e com o bispo de Roma, o Papa. Rogamos bênçãos à continuidade de sua missão como servidor de Jesus Cristo e da sua Igreja, à porção do povo de Deus na arquidiocese de Cascavel, agora confiada aos seus cuidados pastorais”, expressou a Conferência.

Sobre Dom Adelar

Natural de Coronel Pilar (RS), Dom Adelar nasceu em 19 de outubro de 1969. Ingressou no seminário aos 15 anos. Possui formação em Filosofia e Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Recebeu a ordenação presbiteral em 22 de janeiro de 1995.

Foi nomeado bispo pelo Papa Francisco, em 17 de dezembro de 2014. Sua ordenação episcopal foi realizada no dia 7 de março de 2015, no santuário diocesano de Santo Antônio de Bento Gonçalves-RS. Ele foi empossado bispo diocesano de Cruz Alta no dia 15 de março, na catedral Divino Espírito Santo.

Dom Adelar é mestre em Teologia e especialista em Espiritualidade pela Pontifícia Faculdade Teológica Teresianum, em Roma.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo