Expectativa

Padre comenta preparativos finais para beatificação de Isabel Cristina

Cerca de 10 mil pessoas são aguardadas para a cerimônia de beatificação da jovem mártir Isabel Cristina neste sábado, 10

Jéssica Marçal
Da Redação

A serva de Deus, em breve beata, Isabel Cristina / Foto: Arquivo da Paróquia Nossa Senhora da Piedade em Barbacena (MG)

Reta final rumo à beatificação da Serva de Deus Isabel Cristina Mrad Campos que será neste sábado, 10, em Barbacena (MG). Aproximadamente 10 mil pessoas estão sendo aguardadas para a celebração no Parque de Exposições Senador Bias Fortes às 10h. A celebração será presidida pelo arcebispo emérito de Aparecida (SP), Cardeal Raymundo Damasceno Assis.

A arquidiocese teve a confirmação da data da beatificação da jovem mineira no mês de junho, e a partir daí começaram os preparativos. Procedeu-se, por exemplo, com a reforma da capela que será dedicada à futura beata, na paróquia Nossa Senhora da Piedade, próxima ao Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora da Piedade. Já antes da confirmação da data, a arquidiocese havia encomendado a um escultor a imagem da futura beata.

Outro trabalho foi a preparação das relíquias de segundo grau que vão ser distribuídas para os fiéis, bem como a redação da novena que será publicada no dia 10. Em setembro, a arquidiocese divulgou o hino oficial em honra a Isabel Cristina. Agora, os esforços estão concentrados na celebração da liturgia da beatificação.

“Nesses últimos tempos, a nossa preparação se volta para a celebração em si. Foi pintada também a nova foto com os atributos de virgem e mártir, essa imagem será apresentada ao público na hora da proclamação da sua beatificação. Estamos aguardando este grande momento nesta última semana e fazendo os últimos ajustes”, informa o coordenador geral da cerimônia, Monsenhor Danival Milagres.

“Eu aprendi com sua história a coragem de resistir ao mal custe o que custar”
Mons. Danival Milagres, sobre a futura beata

O sacerdote é o pároco e o reitor do Santuário de Nossa Senhora da Piedade onde se encontram os restos mortais da futura beata. Ele conta que assumir a coordenação foi um desafio, mas também uma oportunidade de fortalecer a fé e uma alegria por conhecer mais de perto a história da Isabel Cristina. “Eu aprendi com sua história a coragem de resistir ao mal custe o que custar. Sobretudo o testemunho da alegria, da amabilidade, de uma vida generosa e caridosa.”

Mais visibilidade ao testemunho de Isabel

Já conhecida em Barbacena, a história da jovem ganha visibilidade estadual e até nacional com a beatificação. Segundo padre Danival, Isabel ficará mais conhecida não só por ter seu nome inserido na lista dos beatos do Brasil, mas também por toda a produção de texto a seu respeito que aumenta a partir de agora. Um exemplo é a novena em sua honra e, mais pra frente, a biografia oficial da nova beata.

“Tudo isso vai facilitar, sem dúvida, o conhecimento ampliado da história e da vida da futura beata Isabel Cristina. Sua beatificação vai ser um marco para despertar nas pessoas o interesse por conhecer mais a vida e as virtudes desta virgem e mártir da nossa igreja”.

Mensagem aos jovens 

Quadro com imagem da Serva de Deus Isabel Cristina / Foto: Arquivo Pessoal – Marília Miranda

Monsenhor Danival ressalta a forte mensagem que o martírio e as virtudes heroicas de Isabel, “uma jovem dos nossos tempos” trazem para a juventude. “A beatificação de Isabel Cristina é uma mensagem de esperança, de perseverança na fé, de coragem para nossos jovens para resistir ao mal pela força da fé conservando no coração os valores do Evangelho”.

A  consultora de imagem, Marília Miranda, é conterrânea da futura beata. Desde adolescente ela ouvia falar da história de Isabel, “aquela que seria santa um dia”, como diziam as pessoas da época. Do ano passado pra cá, ela começou a frequentar a paróquia onde estão os restos mortais da Serva de Deus e seu coração enxergou a santidade de Isabel. “Aí começou essa relação de amizade mesmo, de tentar compreender a história dela porque é próxima à nossa”.

Marília acredita que a grande mensagem que Isabel deixa para a juventude, de forma especial, é de que vale a pena tentar ser santo. “É possível alcançar a santidade, com a Eucaristia, com a oração do rosário, a gente vai caminhando e alcançando, virtude por virtude, até chegar, quem sabe, a uma morte santa”.

Mensagem às famílias

Com essa beatificação, outra mensagem que a Igreja quer comunicar às famílias, segundo Monsenhor Danival, é lembrar que a santidade não é uma realidade inatingível, mas uma graça no cotidiano da vida. A fama de santidade de Isabel, explica ele, se dá aos valores que ela recebeu da educação da sua família, onde se educa para a fé.

“Isabel Cristina cresceu recebendo o exemplo de seus pais, participando com eles da vida da Igreja, sobretudo da Sociedade São Vicente de Paulo. (…) Uma jovem normal, viveu uma vida como todo jovem vive, de esperança, de sonhos, mas sem deixar de ser cristã. Viveu a sua santidade na vida cotidiana”.

O martírio de Isabel

Isabel Cristina será beatificada após o Papa Francisco ter reconhecido o seu martírio. A jovem foi morta a facadas em 1982 ao resistir ao ataque de um homem que tentou violentá-la. Seu processo de beatificação foi aberto em 2001 e o Pontífice reconheceu o martírio em outubro de 2020. 

Na Igreja católica, uma vez aberto o processo, é preciso a comprovação de um milagre para que haja a beatificação. No caso dos mártires, como foi o caso de Isabel, não é necessária essa comprovação. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo