Preparativos da festa

Padre comenta devoção a São Miguel Arcanjo: defensor do povo de Deus

Basílica Santuário de São Miguel Arcanjo inicia hoje programação da festa de seu padroeiro

Jéssica Marçal
Da Redação 

Interior da basílica de São Miguel Arcanjo na cidade homônima no interior de São Paulo / Foto: Divulgação

“São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate”. Essa é uma das fortes orações que os fiéis rogam ao santo arcanjo que a igreja celebra em 29 de setembro, junto a São Gabriel e São Rafael. Na basílica santuário a ele dedicada no município de mesmo nome – São Miguel Arcanjo (SP) – a programação começa já nesta segunda-feira, 20.

A Festa de São Miguel é tão importante na história da Igreja que São Francisco de Assis se preparava durante 40 dias, com oração e jejum. A iniciativa ficou conhecida em toda a igreja como “Quaresma de São Miguel”, com início na Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, em 15 de agosto.

“A Quaresma de São Miguel Arcanjo é um tempo de graça, de conversão, de batalha também”, afirma o pároco e reitor da Basílica Santuário São Miguel Arcanjo, padre Márcio Giordany Costa de Almeida.

O sacerdote cita como destaque nesse tempo, além da perseverança na oração diária, a contemplação da ladainha de São Miguel. “Perceber quantos atributos e quantas ações que São Miguel pode realizar em nossas vidas”.

Forte devoção popular

Padre Márcio Giordany / Foto: Facebook Basílica Santuário São Miguel Arcanjo

A devoção a São Miguel é bastante comum na religiosidade popular. Segundo padre Márcio, um motivo pode ser o fato de que São Miguel é o defensor do povo de Deus.

“Nós que tantas vezes nos sentimos tão inseguros, tão frágeis diante das lutas de cada dia, das insídias do demônio, temos ali um protetor. Aproximar-se de São Miguel, cultivar a devoção a São Miguel Arcanjo nos dá essa proteção, essa segurança”.

Além disso, São Miguel também é reconhecido como aquele que faz a pesagem das almas para depois conduzi-las ao céu. Outras duas importantes funções do santo arcanjo, segundo a tradição da Igreja, é lutar contra Satanás e seus anjos do mal e resgatar as almas dos fiéis do poder do inimigo, especialmente na hora da morte.

“Cultivar a devoção a São Miguel Arcanjo nos dá como que uma certeza de que Deus está ao nosso lado, Deus combate por nós. E isso nos ajuda nas lutas, nos dá esperança diante dos desafios da vida. É uma atitude de abandono: reconhecer que nós podemos contar com aquele que foi designado por Deus para ser o nosso anjo guardião, o nosso defensor”.

Programação

Na Basílica Santuário de São Miguel Arcanjo, a “Festa de São Miguel – Quem como Deus” será de 20 a 29 de setembro, com missas todos os dias.

Devido à pandemia, ainda há algumas restrições e protocolos a serem seguidos. Segundo padre Márcio, a basílica está operando com 100% da capacidade, com aproximadamente 450 lugares, e há um controle de entrada.

“O nosso protocolo é controle na entrada – só entra o número de pessoas que podem de fato sentar, não pode ter pessoas a mais – o uso da máscara, que é obrigatório, e o álcool, que está espalhado em diversos lugares da basílica.”

Confira, abaixo, a programação completa, que também pode ser acompanhada pelas redes sociais da basílica: 

Dia 20 (2ª feira): Padre Rodrigo Thomaz, Arquidiocese de São Paulo, São Paulo.
Dia 21 (3ª feira): Padre Cristóvão Oliveira Silva, Postulantado Nossa Senhora da Consolata, Rio de Janeiro.
Dia 22 (4ª feira): Padre Diogo Albuquerque, Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Franco da Rocha.
Dia 23 (5ª feira): Padre Lorival de Oliveira Pedro, Paróquia Santuário São Judas Tadeu, Tatuí.
Dia 24 (6ª feira): Padre Eduardo Catalfo, Santuário Nacional Nossa Senhora Aparecida, Aparecida.
Dia 25 (Sábado): Padre Marcos Ribeiro Silvestre, Reitor do Seminário São João XXIII, da Diocese de Valença, RJ.
Dia 26 (Domingo): Padre Élcio Roberto de Góes, Paróquia Santuário Nossa Senhora da Conceição, Tatuí
Dia 27 (2ª feira): Frei Marcus Augusto Garcia Miranda, Santuário do Senhor Bom Jesus da Cana Verde, Siqueira Campos, PR.
Dia 28 (3ª feira): Padre Alex Coutinho de Abreu, Paróquia de São Judas Tadeu Icaraí – Niterói/RJ

Horários de Missas por dia:

Dias de semana: 9h, 16h e 19h30.
Domingo: 7h, 9h30, 12h, 14h30, 17h e 19h30.
Dia 29: 7h, 9h, 11h, 13h, 15h e 17h seguida da carreata.
Dia 26, Bênção dos carros às 15h.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo