15 de agosto

Conheça mais sobre a Quaresma de São Miguel

Fiéis inicial a Quaresma de São Miguel nesta quarta-feira, 15

Denise Claro
Da redação

Quaresma de São Miguel começa nesta quarta, 15./ Foto: Canção Nova.

Nesta quarta-feira, 15, têm início o período dedicado à Quaresma de São Miguel. Nos quarenta dias que antecedem o Dia de São Miguel (Festa dos Arcanjos), muitos católicos têm o hábito de rezar esta oração. A Quaresma se inicia na Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, no dia 15 de agosto, e vai até o dia 28 de setembro, véspera da Festa dos três Arcanjos.

O coordenador de comunicação da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, Frei Gustavo Medella./ Foto: Arquivo Pessoal.

O coordenador de comunicação da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, Frei Gustavo Medella, explica que a devoção começou com São Francisco de Assis:

“Além da quaresma tradicional, que precede a Semana Santa, o Santo de Assis realizava outras duas quaresmas, a cada ano, e entre elas a Quaresma de São Miguel. Francisco tinha grande devoção aos Arcanjos, devido à sua missão de conduzir as almas ao Céu.

O religioso explica que foi durante uma Quaresma de São Miguel, no Monte Alverne, que Francisco no dia 17 de setembro de 1223, depois da Festa da Exaltação da Santa Cruz, recebeu no próprio corpo as chagas de Jesus Cristo, conformando-se também no seu corpo a Jesus.

É importante ressaltar que São Miguel, junto com São Gabriel e São Rafael fazem parte da hierarquia dos Arcanjos, a mais alta hierarquia dos anjos. Miguel, que em hebraico significa “Quem como Deus”, se destaca como defensor do Trono Celeste, como aquele que combate com sucesso toda a ação do mal.

“Por isso sua imagem é representada sempre como um guerreiro ferindo um dragão sob seus pés com uma lança. São Miguel aparece no Antigo Testamento no livro de Daniel, e no Novo Testamento, no livro do Apocalipse e na Carta de São Judas.”, explica Frei Gustavo.

O período da Quaresma é voltado para a oração, o jejum, e para alguns exercícios penitenciais. Pode-se apresentar alguma intenção. A atendente Patrícia Lima trabalha no Call Center da Fundação João Paulo II. Conheceu a oração em seu departamento, e começou a rezá-la também em família, apresentando um pedido especial:

A atendente Patricia Lima e suas duas filhas./ Foto: Arquivo Pessoal.

“No dia 15 de agosto do ano passado levei os exames da minha filha Maria Clara para o médico e ele informou que ela precisaria fazer uma cirurgia bem complicada na coluna. Foi um dia muito difícil para a minha família. Neste mesmo dia começava a Quaresma de São Miguel, pedimos a graça da cura da minha filha, e neste tempo fomos sustentados pela fé. Ela fez a cirurgia no dia 3 de dezembro, correu tudo bem e hoje minha filha está bem graças a Deus.”

Frei Gustavo afirma que hoje a Quaresma de São Miguel se popularizou, até por causa da Internet, e se tornou acessível, por livros, devocionários, sites católicos e vídeos:

“Pode-se montar um pequeno altar em honra a São Miguel, eleger uma penitência, e fazer as orações próprias desse tempo. O objetivo da Quaresma é o de nos tornar pessoas melhores, que realize também efeitos práticos em quem se propõe a vivê-la. A Igreja vê com bons olhos a Quaresma de São Miguel, pois leva as pessoas à conversão e à atitudes, obras concretas”.

Veja também:

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo