RUMO AO JUBILEU DE 2025

Orquestra ucraniana abrirá apresentações dos “Concertos Jubilares”

Série de eventos musicais promovida pelo Dicastério para a Evangelização em preparação para o Jubileu de 2025 terá início em 26 de novembro, em Roma

Da Redação, com Vatican News

Orquestra sinfônica “Os Virtuosos de Kiev” fará primeira apresentação dos Concertos Jubilares / Foto: Site – Kyiv Virtuosi Orchestra

A preparação para o Jubileu de 2025 será enriquecida por uma série de eventos musicais. Terão início, a partir de 26 de novembro, os “Concertos Jubilares – Harmonias de Esperança”, em uma iniciativa do Dicastério para a Evangelização.

A primeira apresentação acontecerá no Auditório da “Conciliazione” de Roma. A orquestra sinfônica de “Os Virtuosos de Kiev”, dirigida pelo maestro Dmitry Yablonsky, irá executar a nona Sinfonia “Do Novo Mundo” de Antonín Dvořák.

Leia mais
.: Em janeiro, encontro com Dom Fisichella em preparação ao Jubileu 2025

.: Dom Fisichella apresenta projetos para o Jubileu de 2025

O pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização, Dom Rino Fisichella, explicou, em uma nota de imprensa, o motivo da escolha por esta sinfonia. Ele registrou que “Dvořák, músico boêmio, distancia-se das suas obras sinfônicas anteriores, com um estilo menos solene e austero, mas livre e inovador”.

“Eis porque me parece lógico dar início à série de concertos jubilares com a sua sinfonia intitulada ‘Do Novo Mundo’, que alude ao tema da esperança. Este, de fato, será o lema do próximo Jubileu 2025”, prosseguiu o arcebispo, no texto.

Quanto à escolha de “Os Virtuosos de Kiev”, ela se baseia, além de serem “músicos extraordinários”, em um pequeno gesto de apoio à Ucrânia, país martirizado pela guerra. Desta forma, sua apresentação também consistirá em uma manifestação, por meio da linguagem musical, da “esperança de um mundo realmente novo”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo