América Latina

Organizações eclesiais lançam campanha "Juntos pelo Haiti"

Objetivo é desenvolver ações pastorais conjuntas para responder à emergência atual do Haiti, que sofre as consequências de um recente terremoto

Da redação, com CNBB

Imagem: Divulgação CNBB

Sete organizações eclesiais da América Latina e do Caribe lançaram a campanha “Juntos pelo Haiti”. Juntas, elas somaram esforços em torno da emergência e da crise no país. O Haiti sofreu recentemente com um terremoto. São mais de 2.180 mortos e pelo menos 12.200 feridos.

Leia também
.: Solidariedade para o Haiti: Papa próximo das vítimas do terremoto

O convite é para que as pessoas integrem a campanha com “generosidade, criatividade e audácia”. O grupo de organizações deseja “desenvolver ações pastorais conjuntas para responder à emergência atual”.

Tais iniciativas devem ser dirigidas “à reconstrução do tecido social, para colocar adiante ações humanitárias para o cuidado da vida, e a apoiar a missão evangelizadora da Igreja haitiana”.

As organizações

Estão unidos na campanha o Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) e a Confederação Latino-Americana e Caribenha de Religiosas e Religiosos (Clar). Também fazem parte da iniciativa a Confederação Interamericana de Educação Católica (Ciec) e o Secretariado Latino-Americano e Caribenho das Cáritas (Selacc).

Leia também
.: “Somos todos Haiti!”, manifestam bispos da América Latina

Apoia a campanha o Secretariado Latino-Americano e Caribenho de Migração, Deslocamento, Refúgio e Tráfico de Pessoas (Rede Clamor). Completam a lista de organizações a Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam) e da Conferência Eclesial da Amazônia (Ceama).

Motivação

“O caminho sinodal que temos trilhado em nosso continente nos impulsiona a nos unirmos e nos articularmos como comunidade eclesial inspirada no amor, na esperança e na caridade, para expressar nossa proximidade e solidariedade com nossos irmãos e irmãs haitianos, especialmente com aqueles que atravessam situações de vulnerabilidade e padecem a gravidade da crise”, motivam as entidades em carta assinada por seus diretores.

As organizações promotoras da campanha “Juntos pelo Haiti” vão implementar ações de motivação. A ideia é orientar suas conferências nacionais ou federações a realizarem doações ou a transferirem recursos.

O Selacc também oferecerá apoios técnicos e operacionais para o reconhecimento das necessidades que serão atendidas pelas instituições da Igreja latino-americana e caribenha. Tudo isso “de maneira autônoma, mas articulada, nas quais também poderão participar outras organizações e redes regionais ou temáticas que assim desejarem”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo