Dia Humanitário

Papa: é urgente solidariedade baseada na justiça, paz e unidade

Apelo do Papa à solidariedade recorda o Dia Mundial da Ajuda Humanitária celebrado hoje

Da Redação

Dia Mundial da Ajuda Humanitária é celebrado nesta quinta-feira, 19 / Foto: Halfpoint by GettyImages

Pelo twitter, o Papa Francisco recorda o Dia Mundial da Ajuda Humanitária, celebrado nesta quinta-feira, 19. O Pontífice menciona, em especial, os pobres como os mais afetados pelos eventos climáticos extremos. E diante desse quadro, deixa um apelo à solidariedade.

“A emergência climática gera sempre mais crises humanitárias e os pobres são os mais vulneráveis em relação aos eventos climáticos extremos. É urgente uma solidariedade baseada na justiça, na paz e na unidade da família humana. #WorldHumanitarianDay”, escreveu em sua conta @Pontifex_pt.

Também por ocasião desta data, a Caritas Internationalis reforça os pedidos de ajuda diante das crise humanitárias. Atenção em especial à situação no Haiti, afetado por grave terremoto em um contexto anterior de instabilidade política. Ênfase também para o cenário no Líbano e Afeganistão.

O Dia Mundial da Ajuda Humanitária celebra o espírito de entreajuda. É uma homenagem àqueles que arriscaram as suas vidas ao serviço dos outros e na defesa das causas humanitárias.

A data escolhida pela ONU em 2009 marca o dia do ataque ao Canal Hotel em Bagdá, Iraque, em 2003. A explosão de um carro-bomba no então complexo da ONU no país matou 22 integrantes da ONU, entre eles o brasileiro Sérgio Vieira de Mello, então Chefe da Missão das Nações Unidas no Iraque.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo