Solidariedade

Bispos italianos destinam 1 milhão € em ajuda ao Haiti

Iniciativa da Conferência Episcopal Italiana faz frente à emergência humanitária no Haiti

Da redação, com Vatican News

Após terremoto, buscas por vítimas continuam no Haiti /Foto: REUTERS/Ricardo Ardueng

Um milhão de euros em ajuda ao Haiti e um profundo alarme pela evolução da situação no Afeganistão. É o que informou a Conferência Episcopal Italiana (CEI). A doação é proveniente do imposto “oito por mil” – destinado pelos cidadãos italianos à Igreja Católica.

A presidência da CEI reuniu-se de forma extraordinária para analisar os acontecimentos internacionais dos últimos dias. “Olhando para os acontecimentos internacionais destes dias, a presidência da CEI compartilha a angústia pela gravíssima crise humanitária no Afeganistão”, diz o comunicado.

Leia também
.: Solidariedade para o Haiti: Papa próximo das vítimas do terremoto

“As notícias que chegam são realmente alarmantes. E como sempre acontece nestas situações, a pagar o preço mais alto são os mais fracos: os idosos, as mulheres e as crianças. Daí o apelo à Itália e às instituições europeias para que façam todo o possível para promover corredores sanitários e humanitários”.

Oração pela paz no Afeganistão e pelas vítimas no Haiti

A presidência do CEI também convida a rezar no próximo domingo, 22 de agosto, em todas as paróquias, pela paz no Afeganistão e pelas vítimas do terremoto no Haiti.

Na ilha caribenha, o terremoto do último sábado, 14, causou inúmeras mortes, feridos e extensos danos materiais. Por isso, decidiu destinar um milhão de euros proveniente do imposto “oito por mil” para fazer face à emergência haitiana.

O montante será utilizado para financiar, através da Caritas Italiana, intervenções eficazes para responder às inúmeras novas necessidades.

Leia também
.: Ciclone tropical atinge Haiti e dificulta busca por vítimas de terremoto

Cáritas Italiana

A Caritas Italiana está no país desde 2010, depois que outro forte terremoto de magnitude 7,0 atingiu a capital Porto Príncipe, causando mais de 200.000 vítimas.

Desde então, tem estado constantemente presente com os seus próprios agentes, apoiando a Caritas nacional e a Caritas diocesana e paroquial com intervenções de emergência e reconstrução, mas sobretudo garantindo o acompanhamento para o desenvolvimento das capacidades locais.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo