Motu proprio

Opus Dei promove congresso para adequar seus estatutos

Congresso da Opus Dei pretende adequar estatutos da prelazia conforme indicações do Papa Francisco

Da redação, com VaticanNews

Em novembro de 2022, o prelado do Opus Dei, Dom Fernando Ocariz Brana, foi recebido pelo Papa Francisco no Vaticano / Foto: Photograph by Vatican Media / Catholic Press Photos

Representantes do Opus Dei, de cinco continentes, estão reunidos em Roma até segunda-feira, 17, para adequar os estatutos da Prelazia ao documento do Papa Francisco. A reunião começou nesta quarta, 12, e conta com 274 membros da Obra.

No Motu proprio “Ad Charisma Tuendum”, publicado em julho do ano passado, o Papa Francisco pediu que certos pontos do estatuto, que define a missão e regulamenta a vida da prelazia, fossem renovados.

O trabalho preparatório para o encontro

O Motu proprio modificou dois artigos da Constituição Apostólica Ut Sit (com a qual o Opus Dei foi criado como prelazia em 1982) para adequá-los à normativa recentemente introduzida pela Constituição Apostólica Praedicate Evangelium, sobre a Cúria Romana.

Em seu terceiro artigo, o documento acrescenta que os Estatutos do Opus Dei devem ser “devidamente adequados à proposta da própria Prelazia, para serem aprovados pelos órgãos competentes da Sé Apostólica” (Ad charisma tuendum, n. 3). Com estas premissas, o prelado do Opus Dei, Dom Fernando Ocáriz, convocou um Congresso extraordinário.

O prelado havia solicitado precedentemente a participação de todos os fiéis da Prelazia que desejavam fazer sugestões específicas sobre o assunto. Em uma mensagem datada de 30 de março, ele explicou: “As sugestões foram estudadas em Roma, com a ajuda de especialistas, a fim de apresentar propostas concretas para o Congresso. Aquelas que não diziam respeito ao pedido da Santa Sé contido no motu proprio podem ser levadas em consideração, como escrevi na mensagem de outubro, nas próximas semanas de trabalho, uma vez convocadas, e servirão para preparar o Congresso Geral Ordinário de 2025. É um material valioso, pelo qual gostaria de agradecer-vos novamente”.

À escuta do Espírito

O Congresso reúne 274 membros, dos quais 126 mulheres e 148 homens. Destes, 90 são sacerdotes. Os participantes são da África (6,6%), América (36%), Ásia (6,2%), Europa (50%) e Oceania (1,1%).

Nesta quarta-feira, antes da abertura das reuniões, o prelado presidiu uma Missa com a qual se iniciaram os grupos de trabalho. Os resultados que surgirem durante esses dias serão depois apresentados ao Dicastério para o Clero.

Dom Ocáriz já recordou que “todos os Congressos Gerais são momentos muito especiais de unidade em toda a Obra, e da Obra com o Santo Padre e com toda a Igreja. Nestas semanas, queremos ter particularmente em mente a aspiração de São Josemaría: ‘Omnes cum Petro ad Iesum per Mariam’ (Todos com Pedro, para Jesus, graças a Maria)”.

O Opus Dei – lê-se em um comunicado – ajuda a encontrar Jesus no trabalho, na vida familiar e em todo o panorama das atividades cotidianas. Hoje, 93.600 pessoas pertencem à prelazia, 60% são mulheres. Há muito mais pessoas que, entre os cooperadores e amigos dos fiéis do Opus Dei, participam das atividades de formação cristã organizadas pelas pessoas da prelazia.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo