Nomeação

Papa nomeia novo responsável mundial do Opus Dei

Monsenhor Fernando Ocáriz vai suceder monsenhor Javier Echevarría, falecido em novembro de 2016

Da Redação, com Agência Ecclesia 

Monsenhor Fernando Ocáriz, novo responsável mundial do Opus Dei / Foto: Agência Ecclesia

Monsenhor Fernando Ocáriz, novo responsável mundial do Opus Dei / Foto: Agência Ecclesia

O Papa Francisco confirmou o monsenhor Fernando Ocáriz como prelado do Opus Dei, depois do sacerdote ter sido escolhido pelos membros do terceiro congresso eletivo da Prelatura da Igreja Católica. A nomeação foi anunciada pelo Vaticano nesta terça-feira, 24. 

O monsenhor Fernando Ocáriz, sacerdote francês, até agora vigário auxiliar do Opus Dei, torna-se o terceiro sucessor de São Josemaria Escrivá. O novo responsável mundial do Opus Dei foi escolhido na reunião magna convocada após o falecimento do monsenhor Javier Echevarría, em 12 de dezembro de 2016, que foi o segundo sucessor de São Josemaría Escrivá, o fundador da prelatura com quem conviveu enquanto estudante de Teologia nos anos 60, em Roma.

O novo prelado vai propor aos congressistas os nomes dos seus vigários, bem como dos restantes membros dos conselhos que o vão assistir durante os próximos oito anos.

Para além de escolherem quem vai integrar os conselhos centrais, os congressistas vão continuar reunidos para examinar o estado da prelatura e as atividades apostólicas que desenvolvem.

Sobre monsenhor Fernando

Fernando Ocáriz é consultor de vários organismos da Cúria Romana: o Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização, a Congregação para o Clero e a Congregação para a Doutrina da Fé.

Em 2014, foi nomeado vigário auxiliar da prelatura e durante os últimos 22 anos acompanhou o anterior prelado nas suas visitas pastorais a mais de 70 países.

Monsenhor Fernando Ocáriz fez o doutoramento em Teologia na Universidade de Navarra, em 1971, o mesmo ano em que foi ordenado sacerdote e tem duas licenciaturas, em teologia pela Pontifícia Universidade Lateranense em 1969 e Ciências Físicas pela Universidade de Barcelona, três anos antes.

Ele nasceu em Paris em 27 de outubro de 1944, filho de uma família espanhola exilada na França pela Guerra Civil (1936-1939) e é o mais novo de oito irmãos.

Sobre o Opus Dei

No mundo, mais de 92 mil e 600 pessoas pertencem ao Opus Dei: 2083 são sacerdotes, e aproximadamente 57% são mulheres; em Portugal a prelatura começou o trabalho estável em 1946.

O Opus Dei foi fundada por São Josemaria Escrivá em 1928 e é uma prelatura pessoal da Igreja Católica – figura pastoral prevista no Concílio Vaticano II – que “sensibiliza” os cristãos para a importância religiosa da “vida corrente do dia-a-dia, na família e no trabalho”, e oferece uma proposta formativa, teológica, espiritual e apostólica, que passa por retiros, aulas de formação, círculos sobre temas de vida cristã, e acompanhamento espiritual pessoal.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo