Novo responsável mundial

Dom Fernando Ocáriz elenca desafios do Opus Dei

Novo responsável mundial do Opus Dei diz que jovens, família, pobres e doentes são os desafios a serem enfrentados pela prelazia

Da Redação, com Rádio Vaticano

O novo bispo responsável mundial do Opus Dei, Dom Fernando Ocáriz, afirma que os jovens, a família, a luta contra a pobreza e os doentes são os desafios da Prelazia, ou seja, “os mesmos que os cristãos de hoje encontram”.

Em vídeo, Dom Fernando lembrou a missa do Espírito Santo celebrada antes da eleição e evocou as palavras de Santo Escrivá de Balaguer: assim como em Pentecostes, “nós cristãos, devemos ser um ‘vento impetuoso’, positivos e transmissores do Evangelho”.

O congresso eletivo do Opus Dei começou segunda-feira, 21, e no mesmo dia Dom Fernando Ocáriz foi nomeado e apresentado ao Papa Francisco, que “assinou a nomeação imediatamente”.
Com parecer favorável dos membros do congresso, o bispo Prelado nomeou como Vigário-geral da Obra Dom Mariano Fazio. O novo Vigário, argentino, será o seu principal colaborador no governo ordinário e central da Prelazia.

Quem é o novo Prelado

Fernando Ocáriz nasceu em Paris em 27 de outubro de 1944, filho de uma família espanhola exilada na França pela Guerra Civil (1936-1939) e é o mais novo de oito irmãos. Conforme anunciado no site da Obra, a entrada solene de Dom Fernando Ocáriz na igreja de Santa Maria da Paz, em Roma, sede da Prelazia, será sexta-feira, 27.

No mundo, mais de 92 mil e 600 pessoas pertencem ao Opus Dei: 2083 são sacerdotes, e aproximadamente 57% são mulheres.

O Opus Dei é uma uma Prelazia pessoal da Igreja Católica com o dever de contribuir na missão evangelizadora, especialmente difundindo uma profunda consciência do chamado universal à santidade e do valor santificante do trabalho comum.

A Obra foi fundada por São Josemaría Escrivá em 2 de outubro de 1928. Sua proposta formativa, teológica, espiritual e apostólica passa por retiros, aulas de formação, círculos sobre temas de vida cristã e acompanhamento espiritual pessoal.

Mais detalhes no vídeo, em espanhol:

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo