Compromisso missionário

No Haiti, Camilianos se empenham na ajuda após terremoto

Missionários Camilianos desenvolvem programa de assistência material e espiritual para ajudar as vítimas do terremoto

Da Redação, com Agência Fides

Imagem da destruição após o terremoto no Haiti /Foto: REUTERS/Ricardo Ardueng

Missionários Camilianos no Haiti estão mobilizados na ajuda às vítimas do forte terremoto que atingiu o país no último dia 14 de agosto. Eles atuam no fornecimento dos cuidados necessários, mas também com uma mensagem de coragem e esperança.

De acordo com o diretor do Hospital São Camilo em Porto Príncipe, padre Robert Daudier, a equipe médica está mobilizada para continuar acolhendo sempre mais pessoas em sua estrutura para fornecer a eles os cuidados necessários.

“Desejando resiliência à população haitiana, armamo-nos de coragem e usamos a nossa inteligência para viver estes tempos difíceis, cultivando a solidariedade para cuidar dos pacientes dom dignidade e amor, segundo o ensinamento de Jesus”, afirmou.

Leia também
.: Solidariedade para o Haiti: Papa próximo das vítimas do terremoto
.: ACN mobiliza ajuda de emergência para o Haiti após terremoto

O sacerdote falou à Agência Fides sobre o programa de assistência material e espiritual que os missionários Camilianos estão realizando após o terremoto. Em contato com os confrades que moram em Jeremias, área próxima ao epicentro do terremoto, eles relataram que toda a área foi seriamente afetada e a viagem é impraticável.

Segundo o religioso, em todo o sul do país há muitos danos, onde a população já vivia na miséria. Após o terremoto, a situação já precária está se tornando ainda mais alarmante. “Há muitas vidas humanas perdidas e graves danos aos prédios e infraestruturas”, relata.

De acordo com dados divulgados pelas autoridades locais, as vítimas continuam aumentando: são mais de dois mil mortos, 344 desaparecidos e mais de 10 mil feridos.

Primeiros socorros

Os religiosos camilianos presentes no Haiti, seja em Porto Príncipe seja em Jeremias, se mobilizaram para prestar os primeiros socorros. As estradas estão bloqueadas pelos deslizamentos e é impossível chegar a muitos lugares. Falta água potável, gasolina, luz elétrica.

“Na semana passada, partiu do Hospital São Camilo de Porto Príncipe um grupo de voluntários com diversos meios para levar comida, remédios, roupas e outros às populações atingidas pelo terremoto. Seguimos, além disso, recebendo doentes e pessoas feridas e traumatizadas provenientes das áreas do terremoto. As salas de cirurgia estão trabalhando a todo vapor”.

Apesar das dificuldades, o empenho apostólico dos Camilianos continua através das intervenções assistenciais. Padre Robert acrescenta que, passada a emergência, o empenho será na construção de casas para os deslocados.

“No mês de setembro, partirão outros dois contêineres com alimentos, suprimento médico, remédios e outros. Uma vez mais, diante de mais essa emergência, é preciso acompanhar as famílias respondendo às suas necessidades”, conclui o sacerdote.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo