Violência

Nigéria: ACN lança apelo após novos sequestros de padres

Segue violência contra os cristãos na Nigéria após o massacre na festa de Pentecostes; ACN pede reação rápida das autoridades

Da Redação, com ACN Itália,

Violência contra cristãos na Nigéria segue fazendo vítimas / Foto: Reprodução Reuters

Após o massacre de Pentecostes ocorrido em uma igreja católica em Owo, estado de Ondo, no sudoeste da Nigéria, a violência contra os cristãos continua imperturbável. Novas notícias de sequestro de padres chegam do país e a Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (ACN-Itália) manifesta indignação e pede uma reação rápida das autoridades.

Nesta segunda-feira, 4, a diocese de Kafanchan, no estado nigeriano de Kaduna, relata o sequestro do padre Emmanuel Silas. O padre foi sequestrado enquanto estava na casa paroquial da igreja católica de San Carlo di Zambina.

Neste domingo, 3, dois outros religiosos, padre Peter Udo e padre Philemon Oboh, foram sequestrados por homens armados na estrada Benin-Auchi. O sequestro ocorreu enquanto eles retornavam da cidade de Benin na diocese de Uromi, também no estado de Edo. Não há notícias deles.

Na noite de 26 de junho, o corpo do padre Christopher Odia Ogedegbe foi encontrado morto, sequestrado na manhã do mesmo dia no Estado de Edo. O padre estava a caminho da igreja para celebrar a missa. Nas mesmas horas, outro padre, padre Vitus Borogo, foi morto por terroristas na Prison Farm, ao longo da estrada Kaduna-Kachia. Foi capelão da comunidade católica do Politécnico do Estado de Kaduna.

Palavra da ACN

“A Ajuda à Igreja que Sofre não pode deixar de expressar sua indignação e desespero”, afirma o diretor da ACS Italia, Alessandro Monteduro. Ele assegura orações pelas vítimas e comunidades e atenta sobre a necessidade de uma ação efetiva com relação aos casos.

“Não é possível limitar-nos à denúncia pública. É necessário que as autoridades nigerianas, as organizações internacionais e os principais atores políticos presentes em várias capacidades no território nigeriano tomem nota de que a comunidade cristã, que representa 46% da população, e as instituições eclesiásticas estão seriamente ameaçadas e que agora é hora de intervir de forma concreta para garantir a segurança dos sacerdotes cristãos, religiosos e leigos”, acrescenta Monteduro.

Orações

No último dia 1º de julho, a Igreja no Brasil realizou um dia de oração pela paz na Nigéria. A Jornada de Oração e Missão pela Paz na Nigéria foi promovida pela Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (ACN).

A Nigéria é um país africano que tem sofrido com a violência em diversos episódios, desde sequestro de mulheres e meninas cristãs até atentados contra comunidades eclesiais.

 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo