Mártir brasileira

Benigna Cardoso será beatificada em 21 de outubro de 2020

Anúncio da data foi feito nesta terça-feira, por Dom Gilberto Pastana

Da Redação, com Diocese de Crato

Romaria de Benigna acontece todos os anos no dia 24 de outubro./ Foto: Divulgação Diocese de Crato

A jovem mártir brasileira Benigna Cardoso será beatificada no próximo dia 21 de outubro. A data foi anunciada nesta terça-feira, 21, pelo bispo de Crato (CE), Dom Gilberto Pastana, após confirmação do Vaticano. Ela será a primeira beata nascida no Ceará a receber o título. 

O rito da celebração terá a presença do Prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, Cardeal Angelo Becciu, representante do Papa Francisco. O local será a Sé Catedral de Nossa Senhora da Penha, em Crato. A data – 21 de outubro – faz referência ao dia em que a jovem recebeu o Sacramento do Batismo.

“É um motivo de grande alegria para todos nós. E, em contato com Roma, resta-nos preparar a celebração”, disse Dom Gilberto.

O martírio de Benigna foi reconhecido pelo Papa Francisco em outubro do ano passado. A jovem brasileira de Santana do Cariri (CE) foi assassinada em 24 de outubro de 1941 aos 13 anos de idade ao se defender de uma tentativa de abuso sexual. Conhecida como “Heroína da Castidade”, seu testemunho de fé faz com que seja grande a devoção na região onde ela nasceu.

O local de seu martírio tornou-se hoje destino de romaria. Um memorial foi construído e recebe milhares de devotos anualmente em 24 de outubro, data da tragédia.

Leia também
.: Na diocese de Crato, romaria lembra martírio de Benigna Cardoso

.: Padre de Santana do Cariri comenta beatificação da jovem Benigna

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo