Série Semana Santa

Entenda o significado dos símbolos da Semana Santa

A Semana Santa é rica em símbolos, que têm como objetivo tornar visível a beleza das celebrações que manifestam o Mistério da Salvação. Na última reportagem da série sobre a Semana Santa, você vai conhecer o significado destes símbolos.

Deus fala ao homem por intermédio da criação visível, afirma o Catecismo da Igreja Católica. Assim, os símbolos e sinais assumem um lugar importante, que favorecem a comunicação com o transcendente.

A liturgia da Semana Santa é rica destes símbolos e nos fazem recordar o mistério da Salvação. A cruz, por excelência, marca este tempo. O objeto de extrema punição se tornou, para os que crêem, um sinal de amor e reconciliação de Deus com a humanidade.

O Círio Pascal, aceso na noite da Vigília pelo fogo novo, representa a luz de Cristo que vence as trevas e faz brilhar sobre os homens a verdadeira esperança.

Embora populares nesta época, os ovos e os coelhos não são símbolos litúrgicos, mas foram assumidos pelo povo. O coelho representa fertilidade, vida em abundância. Deste modo, para a piedade popular, se tornou símbolo do Cristo, Senhor da Vida.

Quase ninguém resiste ao saboroso chocolate, principalmente nesta época. Na Casa de Marcelo Santos Freitas e Ana Maria Coli de Freitas, os ovos de chocolate não faltam, mas o filhos sabem o verdadeiro sentido.

Veja
.: Primeira reportagem da série
.: Segunda reportagem da série
.: Terceira reportagem da série

Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo