Sexta-Feira Santa

Na Paixão do Senhor, Cardeal Cantalamessa frisa o dom da fraternidade

O mistério que se celebra hoje, na Paixão do Senhor, obriga a refletir sobre o fundamento cristológico da fraternidade, destacou o cardeal

Jéssica Marçal
Da Redação

Cardeal Cantalamessa durante homilia na celebração da Paixão do Senhor/ Foto: Andreas Solaro/Pool via REUTERS

O Papa Francisco presidiu a celebração da Paixão do Senhor nesta Sexta-Feira Santa, 2. A celebração foi no altar da Cátedra da Basílica Vaticana. A homilia, seguindo a tradição, foi realizada pelo pregador da Casa Pontifícia, Cardeal Raniero Cantalamessa, e teve como fio condutor a fraternidade.

Acesse
.: Íntegra da homilia do Cardeal Cantalamessa

Abrindo a homilia, o cardeal mencionou a encíclica Fratelli tutti, do Papa Francisco, assinada em 3 de outubro passado. Um documento que trouxe à luz este valor universal, destacou o cardeal, e que é endereçada, na prática, a toda a humanidade. Ele disse ainda que a encíclica traz, de forma resumida, o fundamento evangélico da fraternidade.

“O mistério da cruz que estamos celebrando nos obriga a nos concentrarmos justamente neste fundamento cristológico da fraternidade, que foi inaugurado na morte de Cristo”, disse.

O significado de “irmãos” no Novo Testamento

O cardeal refletiu, então, sobre o significado de “irmão” no Novo Testamento. A Páscoa marca uma etapa nova e decisiva, quando Cristo tornou-se “o primogênito entre muitos irmãos” (Rm 8,29). Aqui, o pregador da Casa Pontifícia destacou que é significativo que, somente após a ressurreição, pela primeira vez, Jesus chamou seus discípulos de “irmãos”.

“Depois da Páscoa, este é o uso mais comum do termo irmão; indica o irmão de fé, membro da comunidade cristã. Irmãos “de sangue”, também neste caso, mas do sangue de Cristo! Isso faz da fraternidade de Cristo algo de único e transcendente, em relação a qualquer outro gênero de fraternidade, e deve-se ao fato de que Cristo é também Deus”.

O frade capuchinho frisou ainda que os seres humanos são irmãos enquanto criaturas do mesmo Deus e Pai. Mas a fé cristã acrescenta uma segunda e decisiva razão: “Somos irmãos não apenas a título de criação, mas também de redenção; não só porque todos temos o mesmo Pai, mas porque todos temos o mesmo irmão, Cristo, “primogênito entre muitos irmãos”.

Fraternidade católica dilacerada

Segundo o cardeal, a fraternidade se constrói da mesma forma que se constrói a paz, isto é, a partir de cada um. Com isso, destacou que a fraternidade universal começa com a fraternidade na Igreja Católica, mas esta está dilacerada.

Momento da adoração da Santa Cruz durante celebração da Paixão do Senhor no Vaticano / Foto: Andreas Solaro/Pool via REUTERS

“A fraternidade católica está dilacerada! A túnica de Cristo foi cortada em pedaços pelas divisões entre as Igrejas; mas – o que não é menos grave – cada pedaço da túnica, por sua vez, é frequentemente dividido em outros pedaços. Naturalmente, falo do elemento humano dela, porque a verdadeira túnica de Cristo, seu corpo místico animado pelo Espírito Santo, ninguém jamais poderá dilacerar”.

Cardeal Cantalamessa explicou que a causa mais comum das divisões entre os católicos é a opção política. E isso quando ela se sobrepõe àquela religiosa e eclesial e desposa uma ideologia, esquecendo o sentido e o dever de obediência na Igreja.

“É isto, em certas partes do mundo, o verdadeiro fator de divisão, ainda que tácito ou indignadamente. Isto é um pecado, no sentido mais estrito do termo. Significa que o “o reino deste mundo” se tornou mais importante, no próprio coração, do que o Reino de Deus”.

O pregador da Casa Pontifícia destacou que isso é obra do diabo e convidou, então, a um exame de consciência e à conversão.

O exemplo de Jesus

Como exemplo, o cardeal citou o próprio Jesus, ao redor de quem havia uma forte polarização política. Jesus não ficou do lado de nenhum dos partidos e a comunidade cristã primitiva o seguiu fielmente nesta opção.

“Este é um exemplo sobretudo para os pastores que devem ser pastores de todo o rebanho, não apenas de uma parte dele. São eles, por isso, os primeiros a ter que fazer um sério exame de consciência e se perguntar aonde estão conduzindo o próprio rebanho: se à própria parte (ou ao próprio “partido”), ou à parte de Jesus”.

Cardeal Cantalamessa concluiu dizendo que a unidade é o dom próprio que a Igreja Católica deve cultivar em benefício de todas as Igrejas. E propôs que se eleve a Deus a oração que a Igreja dirige em cada Missa antes da Comunhão:

“Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos Apóstolos: Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima vossa Igreja; dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós, que sois Deus, com o Pai e o Espírito Santo. Amém”.

Em virtude da pandemia, as celebrações da Semana Santa no Vaticano estão sendo realizadas com uma presença limitada de fiéis, em respeito às medidas sanitárias previstas. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo