Evento realizado no Instituto Teológico Pio XI entre 28 de julho e 2 de agosto abordou realidade das missões salesianas espalhadas por toda a América
Da Redação, com Inspetoria Salesiana de São Paulo
Conclui-se nesta sexta-feira, 2, o Encontro Continental de Delegados Inspetoriais de Animação Missionária de toda a América da Congregação Salesiana. O evento teve início no domingo, 28 de julho, e foi realizado no Instituto Teológico Pio XI.
O tema do encontro remeteu aos 150 anos da primeira Expedição Missionária Salesiana. Esta lembrança é um convite para agradecer, repensar e relançar as missões salesianas no continente.
Estiveram reunidos 21 delegados inspetoriais de animação missionária de algumas inspetorias do Brasil e de diversos outros países – Estados Unidos, Bogotá, Argentina, Chile, Uruguai, Bolívia, Venezuela, México, Recife, Centro américa, Porto Alegre e Peru.
Entre os presentes esteve o conselheiro-geral para missões, padre Alfred Maravilla, e o referente do Setor Missões no continente americano, padre Reginaldo Cordeiro. Durante o encontro, foram realizadas formações, trabalhos em grupo e revisões dos planejamentos regionais de animação missionária. Os participantes também desfrutaram de momentos de fraternidade, troca de conhecimentos e discussões sobre o voluntariado missionário salesiano.
Veja mais
.: No interior de SP, Salesianos constroem réplica de casa de Dom Bosco
.: Igreja recorda a vida e sonhos proféticos de São João Bosco
Gerar unidade e linguagem
Ao falar sobre o encontro, o Delegado para Animação Missionário da Inspetoria de Porto Alegre, padre Edvaldo Nogueira, destaca a importância do evento para gerar unidade e linguagem. “Estes dois pontos fazem com que a nossa missão salesiana aqui na América, sobretudo no Cone-sul e Interamérica, possa ter uma unidade com aquilo que a congregação nos pede e, sobretudo, ir ao encontro daqueles que mais precisam, os jovens mais pobres e abandonados”.
O padre Hernan Carmona ressalta que, para o próximo ano, “as expectativas que temos a partir deste encontro e em preparação a 2025, onde celebraremos os 150 anos da primeira expedição missionária, é que possamos criar bons cristãos e honestos cidadãos como queria Dom Bosco sendo atuais no aqui e no agora como pede a Igreja”.