SALESIANOS

Vaticano lança selo celebrativo de bicentenário de sonho de Dom Bosco

Para comemorar 200 anos do Sonho dos Nove Anos de Dom Bosco, Vaticano anuncia lançamento de selo e carimbo postal celebrativos

Da Redação, com ANS

Selo em comemoração ao bicentenário do Sonho dos Nove Anos de Dom Bosco / Foto: Reprodução ANS

Neste ano, a Família Salesiana celebra o bicentenário do Sonho dos Nove Anos de Dom Bosco, que inspirou a obra e o carisma fundados pelo sacerdote italiano. Para também comemorar, o Vaticano lançou um selo e um carimbo postal que fazem alusão a este marco especial.

O selo celebrativo reproduz uma pintura sobre tela criada em 1999 pelo pintor Mario Bogani (1932-2016) e conservada na Basílica Superior do Templo Dom Bosco, no Colle Don Bosco. Foi preparada uma tiragem que conta com 190.800 selos de 40×30 milímetros.

O desenho ilustra a visão de Dom Bosco aos nove anos, quando sonhou com um grupo de crianças próximo à sua casa. Os meninos estavam brincando, mas, em meio àquela diversão, alguns proferiram palavrões. Giovanni, então, atirou-se em sua direção, tentando silenciá-los por meio de agressões.

Veja mais
.: Conheça o legado de formação deixado por Dom Bosco no mundo

.: No dia de Dom Bosco, devotos vivem a essência do carisma salesiano

Dom Bosco relata, em suas Memórias, que um homem luminoso apareceu e o chamou pelo nome. “Não com surras”, disse a Giovanni, “mas com mansidão e caridade você terá que conquistar esses seus amigos”. Também apareceu uma mulher, que o pegou gentilmente pela mão e mostrou como as crianças se tornavam animais ferozes, indicando que ele deveria cuidar daqueles jovens.

Carimbo postal

Carimbo postal em comemoração ao bicentenário do Sonho dos Nove Anos de Dom Bosco / Foto: Reprodução ANS

Já o carimbo postal tem 38 milímetros de diâmetro e a ilustração do pequeno Giovanni dormindo, cercado pelas figuras presentes em seu sonho: Jesus, a Virgem Maria, lobos e cordeiros. Além disso, há as inscrições “IL SOGNO DI SAN GIOVANNI BOSCO” (que significa “o sonho de São João Bosco”) e “1824 – 2024”, em referência ao bicentenário.

Em nota, o Governatorato do Estado do Vaticano afirmou que “o Sonho dos Nove Anos de Dom Bosco foi a origem da vocação do futuro fundador da Congregação Salesiana e a fonte inspiradora da sua filosofia educativa permeada por três princípios: razão, religião e amorevolezza. Para Dom Bosco era impossível educar um jovem através da razão sem alguém que o amasse, compreendesse os seus problemas e o apoiasse para resolvê-los”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo