Missa de exéquias

Missa de exéquias: fiéis se despedem de Dom Cláudio Hummes

Missa na Catedral da Sé foi reuniu fiéis, bispos, padres e autoridades civis no adeus a Dom Cláudio Hummes, sepultado na cripta da igreja

Da redação

Na Catedral da Sé, fiéis, religiosos e amigos se despediram de Dom Cláudio Hummes / Foto: Reprodução TV Canção Nova

O núncio apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquatro, presidiu, nesta quarta-feira, 6, a última missa de corpo presente do Cardeal Cláudio Hummes. A celebração começou às 10h, na Catedral da Sé, concelebrada pelo arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, o arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, e o secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Joel Portella Amado.

Dom Odilio Scherer acolheu todos que estavam presentes na Catedral Metropolitana de São Paulo para dar o último adeus ao Cardeal Cláudio Hummes. “Nossa Igreja se reúne com pesar neste momento de dor e esperança. Preferíamos que fosse em um momento de alegria, mas é sempre um momento de fé e esperança em que proclamamos os valores da nossa fé, mesmo no meio da dor que nós sentimos”, disse Dom Odilo. 

O núncio apostólico, Dom Giambattista, leu o telegrama enviado pelo Papa Francisco em que homenageia o Cardeal Cláudio Hummes. “Minhas preces também são de gratidão pelos seus longos anos de dedicação e zelo a seu serviço, sempre pautado pelos valores evangélicos nos cargos pastorais que lhe foram confiados, tanto no Brasil como na Cúria Romana. E por seu empenho pela Igreja que caminha na Amazônia. Trago sempre viva em minha memória o que Dom Cláudio me disse no dia 3 de março de 2013: não se esqueça dos pobres”.

Em sua homilia, Dom Odilo reforçou o quanto Dom Cláudio se esforçou durante toda a vida para que as pessoas pudessem crer em Deus e viver a Palavra do Senhor. “Ele dedicou sua vida inteira para proclamar que Jesus é o Filho de Deus e para ajudar outras pessoas a se encontrarem e crerem n’Ele”, ponderou o arcebispo da capital paulistana.

Leia também
.: CNBB expressa pesar pela morte do Cardeal Cláudio Hummes
.: Monsenhor Jonas Abib fala sobre falecimento de Dom Cláudio Hummes

Na celebração, Dom Joel reforçou diversos pontos da biografia de Dom Cláudio, especialmente sua dedicação à Amazônia. “Desejamos que estes olhos que se emocionaram tanto diante dos pobres, diante das famílias e diante da Amazônia possam agora contemplar Deus que em vida ele tanto serviu”, ressaltou Dom Joel.

Autoridades civis, como o governador de São Paulo, Rodrigo Garcia; o prefeito da capital, Ricardo Nunes; e representantes militares também foram à celebração. “Estamos nos despedindo de um grande ser humano”, destacou o governador do Estado. “Sua atitudes e seu esforço para que pudéssemos viver num país mais justo serão lembrados. Seus ensinamentos e sua luta continuam vivos entre todos nós”.

Nunes ressaltou a memorável frase de Dom Cláudio ao Papa Francisco: “Não se esqueça dos pobres”. “Não tenha dúvidas, Dom Cláudio, que isso que foi dito ao Papa Francisco estará dentro de todos nós. Que sigamos estes bons exemplos deixados por suas atitudes cristãs”, observou.

Biografia

Dom Cláudio Hummes faleceu nesta segunda-feira, 4. Com uma biografia diversa na atuação junto à Igreja, destacou-se no trabalho em prol dos povos indígenas e também ajudou a impulsionar a criação da Conferência Episcopal da Amazônia.

 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo