Falecimento

CNBB expressa pesar pela morte do Cardeal Cláudio Hummes

Dom Cláudio marcou a Igreja no Brasil com sua atuação durante quase cinco décadas, afirmou CNBB

Da redação

Dom Cláudio Hummes / Foto: Luciney Martins

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) emitiu uma nota de pesar pelo falecimento do Cardeal Cláudio Hummes. Arcebispo emérito de São Paulo, Dom Hummes faleceu nesta quarta-feira, 4. 

“Cardeal Cláudio Hummes marcou a Igreja no Brasil com sua atuação, de forma particular durante o ministério episcopal, que soma quase cinco décadas. Foi bispo coadjutor e bispo titular de Santo André, em São Paulo, e arcebispo das arquidioceses de Fortaleza, no Ceará, e de São Paulo”, sublinhou a CNBB.

A Conferência Episcopal recordou ainda sua vida eclesiástica, atuando em diversas frentes junto à Igreja. “Toda a dedicação de Dom Cláudio à ação pastoral no Brasil o fez ser chamado para o cardinalato e para colaborar na Cúria Romana, tanto em Assembleias Sinodais, quanto nas diversas Congregações das quais foi membro e, de forma especial, na Congregação para o Clero, da qual foi prefeito entre 2006 e 2010”, acrescentou.

O arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, também lamentou a morte de Dom Cláudio. “Convido todos a elevarem preces a Deus em agradecimento pela vida operosa do falecido Cardeal Hummes e de sufrágio em seu favor, para que Deus o acolha e lhe dê a ida eterna, como creu e esperou”, disse Dom Odilo.

Quem também lamentou a morte de Dom Cláudio foi o arcebispo metropolitano do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta. “Que aqueles que desfrutam da sua amizade próxima, seus familiares, a arquidiocese de São Paulo, as congregações romanas que ele presidiu e serviu e em especialmente os povos da Amazônia, a quem também serviu na recém criada Conferência Episcopal da Amazônia, possam experimentar a nossa fraternidade solidária e nosso abraço fraterno”, disse Dom Orani.

Dom Cláudio atuou de forma firme e veemente na defesa dos povos indígenas, especialmente durante a criação da Conferência Episcopal da Amazônia. Dom Cláudio tinha 87 anos e seu corpo será velado na Catedral da Sé, em São Paulo.

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, também falou sobre Dom Cláudio. O mandatário recordou a influência de Dom Cláudio sobre a vida dos mais necessitados e de sua importância na Igreja. “Em nome da cidade de São Paulo, a nossa homenagem e os nossos sentimentos à família, parentes e amigos”, disse.

Dom Paulo Cezar Costa, Arcebispo Metropolitano de Brasília, também emitiu um comunicado oficial sobre a morte de Dom Hummes. “Unimo-nos em oração a Igreja que se reúne em São Paulo sob o vosso pastoreio, amigos e familiares do Cardeal Cláudio Hummes”, reiterou.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo