EM TURIM

Missa com três Reitores-Mores marca 29º Capítulo Geral dos Salesianos

Celebração reuniu três sucessores de Dom Bosco na Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora pela primeira vez; participantes despediram-se de Valdocco e seguem para Roma

Da redação, com Agenzia iNfo Salesiana (ANS)

Padre Fabio Attard, Cardeal Ángel Fernández Artime  e padre Pascual Chávez Villanueva celebraram a Missa juntos / Foto: Agenzia iNfo Salesiana (ANS)

O 29º Capítulo Geral da Congregação Salesiana (CG29) despediu-se, nesta quarta-feira, 9, de Valdocco, na cidade de Turim, Itália. Com início em 16 de fevereiro, o encontro salesiano será encerrado em Roma no sábado, 12.

O dia foi marcado por encontros informais e fraternos e também pela Missa vespertina na Basílica de Maria Auxiliadora. A celebração foi presidida pelo Reitor-Mor emérito, Cardeal Ángel Fernández Artime, e concelebrada por seu antecessor, padre Pascual Chávez Villanueva, e seu sucessor eleito há poucos dias, padre Fabio Attard.

Os cerca de 230 membros do CG29 ocuparam inteiramente a nave da basílica. Durante mais de 50 dias, os participantes do evento lotaram salas de aula e pátios de Valdocco, sempre em busca das melhores formas de ouvir o Espírito de Deus e concretizar o lema do Capítulo: “Apaixonados por Jesus Cristo, dedicados aos jovens – Por uma vivência fiel e profética da nossa vocação salesiana”.

Unicum na história da congregação

Foi a primeira vez que três Reitores-Mores concelebraram no Centro da Espiritualidade Salesiana Mundial. Além disso, a celebração constituiu uma passagem simbólica e espiritual entre o 10º sucessor de Dom Bosco, Cardeal Fernández Artime, e o 11º sucessor, padre Fabio Attard. 

Leia mais
.: Confira os novos conselheiros e ecônomo geral da Congregação Salesiana

O Cardeal Artime descreveu-a como uma “celebração de grande significado”. “Tudo nos conduz ao começo desta valiosa aventura e realidade, quando nosso pai [Dom Bosco] atendeu ao pedido de Deus e onde tudo teve início. De uma perspectiva vocacional e carismática, todos nós nascemos aqui. Hoje, ao término do Capítulo, é uma excelente oportunidade para expressarmos gratidão a Deus pela presença do Espírito Santo”, afirmou.

Posteriormente, em sua homilia, o cardeal enfatizou: “Como não louvar e agradecer a Deus por tantas bênçãos, misericórdia e amor com que ele protege e zela pela Família de Dom Bosco, especialmente hoje, por seus filhos e filhas salesianos?”.

Sucessores de Dom Bosco

Citando a mensagem do Papa Francisco aos participantes do CG29 e sua Encíclica Dilexit nos, o Cardeal Artime destacou que Dom Bosco tinha a “grandeza” de permitir “ter o coração transpassado” pela realidade de seus jovens. “Pela situação de abandono dos jovens e na sua habilidade de agir para amenizar o seu sofrimento, desvinculado de si próprio e totalmente dedicado a promover o bem-estar de seus jovens”, disse.

Foi por isso que ele exortou seus coirmãos a serem “novos Dom Boscos” hoje, “missionários apaixonados, que, fascinados por Cristo, se sentem compelidos a compartilhar esse amor que mudou suas vidas”.

O Cardeal Artime lembrou que, vocacionalmente, os salesianos não são senhores de nada – muito menos dos jovens, de quem “são servos, em nome do Senhor”. Em seguida, advertiu contra as tentações do poder e da vida cômoda, renovando o chamado a ser verdadeiramente apaixonados por Cristo para dedicar-se aos meninos de hoje, aos quais cada salesiano deve poder dizer com coração sincero: “Podem contar comigo! Podem contar conosco! Nós existimos por Vocês e nunca os abandonaremos!”.

Por fim, não faltou um chamado à fraternidade, que “não é acidental nem opcional”. “Ela é essencial para nós. É carismática! Se for vivida autenticamente, há de gerar uma atração extraordinária: um ‘fascínio'”, pontuou.

A Missa culminou com um gesto simbólico final: a oração silenciosa conduzida pelo padre Chávez, pelo Cardeal Artime e pelo novo Reitor-Mor, padre Fabio Attard, diante da Urna de Dom Bosco, para confiar à sua paterna e incessante proteção as ações da Congregação Salesiana em benefício dos jovens de todo o mundo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo