No dia em que a Igreja celebra Nossa Senhora das Graças, missionários da Canção Nova fazem ato de consagração a Virgem Maria na conclusão de ano formativo
Kelen Galvan
Da redação
“Na Canção Nova, foi Ela quem tudo fez!”. Esta afirmação foi dita muitas vezes pelo fundador da Comunidade Canção Nova, Padre Jonas Abib, que com clareza percebia a presença da Virgem Maria conduzindo esta obra e os seus membros a todo momento.
Meses antes de seu falecimento, padre Jonas escolheu o tema que nortearia a formação interna dos membros da Comunidade neste ano de 2023: “45 anos, a Casa de Maria formando discípulos”.
Leia mais
.: Canção Nova celebra os 45 anos da Casa de Maria em Queluz
A formadora geral da Comunidade, Vera Lúcia Reis, estava com monsenhor Jonas neste momento e lembra como nasceu esta inspiração.
“Ele disse que para celebrar os 45 anos de Canção Nova era preciso voltar esse olhar para a identidade da ‘Canção Nova como Casa de Maria’. Ele disse: ‘Nesses 45 anos é impossível negar, verdadeiramente na Canção Nova foi Ela quem tudo fez. Ela forma os discípulos a exemplo de Jesus que foi formado por Ela'”, destaca Verinha, como é conhecida.
Consagração a Virgem Maria
Ao longo deste ano, os missionários aprofundaram esta experiência com a Virgem Maria, e agora, na conclusão do ano formativo, irão se consagrar à Ela. O ato de consagração será realizado nesta segunda-feira, 27, dia em que a Igreja celebra Nossa Senhora das Graças.
O vice-presidente da Canção Nova, padre Donizete Heleno Ferreira, explica que o ato de consagração tem como principal motivação este desejo do padre Jonas ao escolher o tema deste ano de formação.
“Na conclusão do nosso ano formativo e celebrando a presença de Maria na história da Canção Nova, queremos fazer aquilo que o Padre Jonas sempre nos motivou. No último documento que ele escreveu sobre ‘nosso ser mariano’, ele nos inspirava e nos impelia a renovarmos sempre nossa pertença à Virgem Maria e a nossa consagração a Ela”, explica o sacerdote.
O ato de consagração será realizado de forma simples. Os missionários irão participar juntos da Missa e após a homilia, irão recitar a oração de consagração.
“Os membros vão recitar esta consagração e é claro, vamos acolher também a consagração das crianças à Nossa Senhora, para que todas as gerações proclamem a Virgem Maria como bem aventurada”, acrescenta padre Donizete.
Virgem Maria: Mestra, Mãe e Educadora
A formadora geral enfatiza que esta consagração é uma forma de reconhecer que a Virgem Maria “realmente é a nossa Mestra, Mãe e Educadora”.
“A Canção Nova é mariana. Neste ano formativo, todos os membros fizeram novas experiências em seu relacionamento filial com a Virgem Maria. Este ato é um reconhecimento que Ela ocupa o lugar de Senhora na vida dos membros da Comunidade Canção Nova”, afirma.