Programação em homenagem ao beato Donizetti começa amanhã e culmina na Marcha da Fé, que sairá às 8h do Santuário Nossa Senhora Aparecida em Tambaú
Da Redação, com informações do Santuário
Neste domingo, 18, a cidade de Tambaú (SP) acolhe a tradicional Marcha da Fé em homenagem ao beato Donizetti Tavares. A marcha sairá às 8h do Santuário da Mãe Aparecida/Beato Donizetti, seguindo até a Chácara do Padre, onde será celebrada Solene Missa Campal. A celebração será presidida pelo bispo da Diocese de São João da Boa Vista, Dom José Carlos Brandão Cabral.
Já a partir de amanhã, 14, até sábado, 17, o Santuário terá uma programação, com celebrações de missas todos os dias, sempre às 19h. No dia 16, feriado municipal em Tambaú, data que se comemora a partida do Beato Donizetti para o céu, será celebrada a Santa Missa às 11h.
Leia também
.: Papa recorda beatificação do padre Donizetti: “aplauso ao novo beato”
Após a missa campal do dia 18, os presentes poderão ouvir as palavras gravadas do Bem-Aventurado, sua bênção milagrosa e a famosa “chuva de pétalas de rosas”, que será derramada sobre o povo de Deus. Neste dia, haverá missas no Santuário nos seguintes horários: 4h, 5h30, 7h, 8h30, 10h e 19h.
O beato Donizetti
Padre Donizetti nasceu em 3 de janeiro de 1882 em Cássia (MG). Ordenado padre em 12 de julho de 1908, seu sacerdócio foi marcado pelo serviço aos mais pobres, doentes e marginalizados. Ficou muito conhecido, nesse sentido, por suas obras sociais, como a fundação do asilo São Vicente de Paulo e da Associação de Proteção à Maternidade e Infância de Tambaú. Ele também criou a Congregação Mariana, a Irmandade das Filhas de Maria e o Círculo Operário Tambauense.
O sacerdote faleceu em 16 de junho de 1961, em Tambaú (SP). Em outubro de 2017, teve as virtudes heroicas reconhecidas pelo Papa Francisco, passando a ser considerado como venerável Servo de Deus.
Em abril de 2019, houve o reconhecimento do milagre por sua intercessão e o consequente anúncio da beatificação, realizada em Tambaú (SP), na Diocese de São João da Boa Vista (SP). A cerimônia foi presidida pelo representante do Papa Francisco para a ocasião, Cardeal Giovanni Angelo Becciu.
História da Marcha
A Marcha é uma caminhada de esperança e fé em homenagem ao aniversário de vida eterna do Bem-Aventurado Donizetti. A iniciativa foi criada pelo padre Edison Ercilio Franco, resgatando a memória do hábito do Vigário que caminhava com seus coroinhas, em oração, da Igreja São José até o Lar São Vicente.
A primeira edição foi realizada em 1976 e contou com a presença de 17 mil pessoas. Saiu do Santuário, passando pelo Lar São Vicente e Casa da Criança (obras sociais criadas pelo Padre), chegando até seu jazigo no Cemitério Municipal onde aconteceu a celebração da Missa Campal.
Ao final da marcha que ocorre todos os anos, com média de 25 mil participantes, acontece a tradicional “chuva de pétalas de rosas”. O gesto recorda a primeira realizada em 30 de maio de 1955, quando o sacerdote proferiu sua última bênção pública.