Papa autorizou o Dicastério para as Causas dos Santos a promulgar os decretos relativos aos novos beatos e veneráveis
Da redação, com Vatican News
Nesta quinta-feira, 14, durante audiência com o prefeito do Dicastério para as Causas dos Santos, Cardeal Marcello Semeraro, e Papa Francisco autorizou a promulgação dos decretos relativos a oito novos Beatos e três novos Veneráveis.
Foi reconhecido o milagre atribuído à intercessão do Venerável Servo de Deus Moisés Lira Serafín, sacerdote professo dos Missionários do Espírito Santo, fundador da Congregação das Missionárias da Caridade de Maria Imaculada, nascido em Zacatlán (México) em 16 de setembro de 1893 e falecido na Cidade do México (México) em 25 de junho de 1950.
Outro milagre reconhecido foi o atribuído à intercessão da Venerável Serva de Deus Anna de Jesus (nascida Anna de Lobera y Torres), monja professa da Ordem das Carmelitas Descalças; nascida em Medina del Campo (Espanha) em 25 de novembro de 1545 e falecida em Bruxelas (Bélgica) em 4 de março de 1621.
Martírio
Por meio do martírio, serão beatificados os Servos de Deus Giuseppe Rossi, Luigi Carrara, Giovanni Didonè, Vittorio Faccin, Albert Joubert e Ján Havlík. Giuseppe Rossi foi sacerdote diocesano; nascido em 3 de novembro de 1912 em Varallo Pombia (Itália) e morto por ódio à fé em 26 de fevereiro de 1945 perto de Castiglione Ossola (Itália).
Luigi Carrara e Giovanni Didonè eram sacerdotes professos da Pia Sociedade de São Francisco Xavier para as Missões Estrangeiras, Vittorio Faccin, religioso professo da mesma Pia Sociedade, e Albert Joubert, sacerdote diocesano. Todos foram mortos por ódio à fé em 28 de novembro de 1964 em Baraka e Fizi (República Democrática do Congo).
Já Ján Havlík foi seminarista da Sociedade dos Missionários de São Vicente de Paulo; nascido em 12 de fevereiro de 1928 em Vlčkovany, Eslováquia, e morto em ódio à fé em 27 de dezembro de 1965 em Skalica, Eslováquia).
Novos Veneráveis
Entre os novos Veneráveis estão o Servo de Deus Alberto Beretta, Ernesto Guglielmo Cofiño Ubico e Francesca Lancellotti. O primeiro era sacerdote professo da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos; nascido em 28 de agosto de 1916 em Milão (Itália) e falecido em 10 de agosto de 2001 em Bergamo (Itália).
Ubico foi um fiel leigo e pai de família; nascido em 5 de junho de 1899, em Ciudad de Guatemala (Guatemala), e falecido em 17 de outubro de 1991. Enquanto Francesca era fiel leiga e mãe de família; nascida em 7 de julho de 1917 em Oppido Lucano (Itália) e falecida em 4 de setembro de 2008 em Roma (Itália).