VENERÁVEL

Papa Francisco reconhece virtudes heroicas de Irmã Lúcia

Vidente de Fátima e outros quatro Servos de Deus – incluindo um brasileiro – foram declarados Veneráveis pelo Pontífice, que também reconheceu o martírio de 20 espanhóis

Da Redação, com Vatican News

Irmã Lúcia, vidente de Fátima, recebe o título de Venerável / Foto: Lúcia (site oficial)

O Papa Francisco reconheceu as virtudes heroicas da Irmã Lúcia, de Fátima, e de outros quatro Servos de Deus. Nesta quinta-feira, 22, ele recebeu o prefeito do Dicastério das Causas dos Santos, Cardeal Marcello Semeraro, e autorizou a promulgação do decreto que declara Veneráveis a vidente de Fátima e outros servos.

A Irmã Lúcia teve seu processo de beatificação aberto em 2008. A fase diocesana, na qual são recolhidas informações sobre a vida do postulante, se estendeu até 2017. Depois, durante a fase romana, foi apresentado em outubro do ano passado o documento Positio Super Vita, Virtutibus et Fama Sanctitatis, que contém as virtudes heroicas da portuguesa.

Oito meses depois, o Papa Francisco reconheceu essas virtudes e concedeu o título de Venerável à vidente de Fátima. Agora, é esperado um milagre para que a Irmã Lúcia seja beatificada, e posteriormente, outro milagre para que ela seja canonizada.

Biografia da Irmã Lúcia

Nascida em 28 de março de 1907, em Aljustrel, Portugal, Lúcia foi uma das três crianças que presenciaram uma série de aparições da Virgem Maria. Junto com seus dois primos, Francisco e Jacinta Marto, ela viu Nossa Senhora seis vezes, entre 13 de maio e 13 de outubro de 1917.

Seus dois primos, canonizados pelo Papa Francisco em 2017, faleceram prematuramente após contrair gripe espanhola. Lúcia ficou responsável por guardar a mensagem confiada pela Virgem Maria a ela.

Leia mais:
.: “Fátima é uma exortação à oração e à penitência”, diz missionária

Anos depois, a pedido do bispo de Leiria, Dom José Alves Correia da Silvia, a vidente transcreveu a mensagem em quatro documentos, entre 1935 e 1941. Um outro escrito, datado de 1944, continha a terceira parte do segredo de Fátima, o chamado “terceiro segredo”, que permaneceu não revelada até o ano de 2000.

Lúcia (à esq.) junto a seus primos Francisco e Jacinta / Foto: Lúcia (site oficial)

Os outros Veneráveis

Além da Irmã Lúcia, outros quatro Servos de Deus tiveram suas virtudes heroicas reconhecidas e foram declarados Veneráveis. Entre eles está um brasileiro: Dom Antonio de Almeida Lustosa, que foi o segundo arcebispo de Fortaleza (MG). Nascido em 1886 e de formação salesiana, ele foi ordenado bispo em 1925, chegando à capital cearense em 1941. Lá permaneceu até sua morte, em 1974.

Também receberam o título de Veneráveis: o padre italiano Antonio Pagani, teólogo franciscano no Concílio de Trento; a Irmã Mary Lange, que deixou sua terra natal, Cuba, e foi para os Estados Unidos por causa da discriminação racial e, em 1829, fundou a Congregação das Irmãs Oblatas da Providência em Baltimore; e a religiosa vicentina Anna Cantalupo, que, em Catânia (Itália), dedicou-se a cuidar dos pobres doentes, especialmente dos órfãos de guerra, organizando assistência espiritual para os soldados da Segunda Guerra Mundial que passavam pela cidade siciliana.

O Papa Francisco também reconheceu o martírio do padre Manuel González-Serna Rodríguez e de 19 companheiros. Nascido em Sevilha (Espanha), em 1880, e nomeado pároco na vizinha Constantina, em 1911, o padre Manuel Preso foi preso e executado, em julho de 1936, por milicianos republicanos, no início da Guerra Civil Espanhola. Além dele, outros nove sacerdotes e dez leigos foram mortos em Sevilha e arredores.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo