MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Igreja filipina reúne apoio para o Tempo da Criação

A CBCP exorta fiéis a se unirem às iniciativas da Tempo da Criação e assinarem uma petição aos líderes mundiais sobre ações contra a mudança climática

Da redação, com Vatican News

A Igreja Católica nas Filipinas reiterou seu compromisso com a encíclica Laudato Si’ do Papa Francisco, e clama a todos que se unam ao próximo Tempo da Criação e assinem uma petição aos líderes mundiais para agirem por um “planeta e pessoas mais saudáveis”.

“Código Vermelho à humanidade”

O arcebispo Romulo Valles de Davao, presidente da Conferência Episcopal das Filipinas (CBCP, na sigla em inglês), fez o apelo em uma carta pastoral nesta terça-feira, 24. O religioso chamou atenção para o recente alerta do secretário-geral das Nações Unidas, Antonio Guterres, que citou o mais recente relatório do Painel Intergovernamental da ONU sobre Mudanças Climáticas (IPCC), que classificou como um “código vermelho à humanidade”.

O arcebispo disse que o estudo “mostra que o mundo está perigosamente perto de um aquecimento global irreversível, inequivocamente causado pelas atividades humanas”. “É neste contexto que somos chamados a celebrar o Tempo da Criação, renovando a nossa casa que está à beira do abismo”, afirmou.

Tempo da Criação

A convocação da CBCP antecede a celebração anual do Tempo da Criação pelas Igrejas Cristãs de todo o mundo, incluindo a Igreja Católica, que começa com o Dia Mundial de Oração pela Criação em 1º de setembro e termina em 4 de outubro, festa de São Francisco de Assis, o santo padroeiro da ecologia, muito reverenciado por muitas denominações cristãs. O tema da celebração deste ano é: “Uma casa para todos? Renovando o Oikos de Deus”. A CBCP estendeu a celebração do Tempo da Criação para o segundo domingo de outubro, em que os filipinos celebram o povo indígena.

O arcebispo Valles recordou as palavras do Santo Padre, que disse que o Tempo da Criação oferece “aos fiéis e às comunidades uma oportunidade adequada para reafirmar sua vocação pessoal de serem administradores da criação”. É uma oportunidade para “agradecer a Deus pela maravilhosa obra que nos confiou e implorar a sua ajuda para a proteção da criação, bem como o seu perdão pelos pecados cometidos contra o mundo em que vivemos”.

Das mudanças climáticas

A CBCP também pediu que os fiéis assinassem a petição “Planeta Saudável, Pessoas Saudáveis”, lançada em maio pelo Movimento Laudato Si’, que será entregue aos líderes mundiais presentes em duas conferências cruciais da ONU. A Conferência da ONU sobre Biodiversidade está programada para 11 a 24 de outubro em Kunming, China, e a Conferência sobre Mudança Climática da ONU será realizada de 1º a 12 de novembro em Glasgow, Escócia.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo