CHINA E EUROPA

Chuvas torrenciais: efeitos das mudanças climáticas, afirma especialista

Especialista em ciência atmosférica da Universidade da Cidade de Hong Kong explica que as fortes chuvas na Alemanha e China estão conectadas ao aquecimento global

Da redação, com Reuters

Para Johnny Chan, as chuvas que acometeram Alemanha e China nas última semanas não são meras coincidências / Foto: Reprodução Reuters

Os governos de todo o mundo terão que prever condições meteorológicas extremas devido às mudanças climáticas, disse um especialista de Hong Kong neste sábado, 24.

“As inundações na Alemanha e as inundações em Henan, chuvas fortes em ambos lugares, obviamente têm uma conexão com o aquecimento global”, afirmou o professor Johnny Chan, especialista em ciências atmosféricas na City University de Hong Kong.

“Os governos devem definitivamente considerar o aquecimento global e suas consequências, por exemplo em termos de inundações, para garantir que as cidades e os países sejam capazes de se adaptar a este tipo de mudanças na ocorrência de eventos climáticos extremos”, acrescentou.

Chan falou em resposta às enchentes mortais que afetaram a vida tanto na China quanto na Alemanha nas últimas semanas. O número de mortos na província de Henan, onde uma dezena de pessoas perdeu a vida em um metrô da cidade durante as intensas enchentes no início da semana, agora é de 56, com cinco desaparecidos, de acordo com a mídia estatal. O clima extremo na China, que deixou dezenas de milhares de pessoas evacuadas e afetou a vida de outros milhões, ocorre depois que as enchentes mataram pelo menos 160 pessoas na Alemanha e outras 31 na Bélgica na semana passada.

Chan disse ainda que os governos enfrentam um difícil ato de equilíbrio financeiro, uma vez que eventos climáticos extremos continuam improváveis na maioria dos locais. No entanto, as medidas de mitigação existentes no que diz respeito à drenagem de rios, coleta de água da chuva e barreiras contra enchentes não se adaptaram às novas circunstâncias, observou Chan.

“Então o que precisa ser feito é olhar os possíveis aumentos na frequência, ou os possíveis aumentos nas quantidades de chuvas fortes”, detalhou. “Quando você projeta os encanamentos, precisa projetar não com base em experiências anteriores, mas basicamente nas projeções [futuras]”, alertou.

Tanto na China quanto no noroeste da Europa, os desastres ocorreram após um período de chuva invulgarmente forte, equivalente no caso chinês a uma chuva de um ano despejada em apenas três dias, sobrecarregando completamente os sistemas de defesa contra inundações existentes.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo