Diocese de Rabat

Igreja expressa solidariedade com vítimas do terremoto no Marrocos

Em mensagem, cardeal, que é arcebispo de Rabat, fala da compaixão da comunidade católica com as vítimas

Da Redação, com Agência Fides

Oficiais da equipe de resgate procuram sobreviventes sob os escombros após terremoto perto de Marrakech / Foto: Ashley Chan / SOPA Images/Sipa USA via Reuters Connect

“A Igreja Católica em Marrocos – diocese de Rabat – deseja expressar a sua compaixão por todas as vítimas, em particular pelas famílias marroquinas que estão de luto ou que têm feridos entre os seus membros. Pensamos também naqueles que perderam as suas casas e os seus bens”. Este é um trecho da mensagem de solidariedade do Cardeal Cristóbal López Romero, arcebispo de Rabat, pelo violento terramoto que atingiu a cidade de Marrakech na noite de 8 para 9 de setembro e arredores.

Leia também
.: Em telegrama, Papa expressa dor por vítimas de terremoto no Marrocos

“Tanto quanto sabemos, as comunidades cristãs foram poupadas de ter vítimas e sofreram apenas pequenos danos materiais nas igrejas de Marrakech e Ouarzazate”, afirma o cardeal. “Através da Caritas Diocesana queremos transmitir a ajuda que a nossa generosidade poderá disponibilizar às necessidades mais urgentes”, acrescenta.

Mobilização em nível internacional

Em âmbito internacional, já começou a solidariedade para com as populações afetadas. “A Caritas Internacional está trabalhando para fornecer ajuda e apoio imediato às pessoas afetadas por esta tragédia”, afirma a organização de ajuda católica. “Estamos em comunicação contínua com a Caritas Marrocos e colaboramos ativamente com a Caritas Médio Oriente e outros membros da Caritas em todo o mundo. Juntos, nos dedicamos a realizar avaliações e coordenar uma resposta global nas próximas horas e dias”, enfatiza.

A Caritas Espanha lançou a campanha de emergência “Cáritas com Marrocos”. O seu objetivo é canalizar a solidariedade dos doadores espanhóis para fazer face à emergência humanitária causada pelo terremoto registado nas províncias e cidades de Marrakech, Taroudant, Chichaua, Ouarzazate e Al Hauz (sul do país).

A equipe de Cooperação Internacional da Caritas Espanhola contactou a Caritas Rabat para oferecer acompanhamento e apoio na gestão da emergência.

Este é o maior terremoto já registrado no país desde 1900. O terremoto atingiu duramente uma área da Cordilheira do Atlas localizada ao sul da cidade de Marrakech. O epicentro localizou-se na aldeia de Iguil (63 quilómetros de Marrakech), na província de Al Hauz. O número de mortos é agora de 2.122 e o número de feridos de 2.421, de acordo com a última contagem provisória das autoridades marroquinas.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo