Gratidão nas dificuldades

Hosana Brasil 2020 exorta à esperança após ano de dor e perdas

Missionários da Comunidade Canção Nova comentam importância da gratidão e da esperança, celebrando as vitórias de Deus mesmo diante de dificuldades

Julia Beck
Da redação

Além da gratidão, Hosana Brasil reforça a importância da fé na esperança /Foto: Arquivo CN

Celebrar as vitórias de Deus concedidas durante o ano. Esta é a proposta que está na origem do Hosana Brasil, acampamento da Comunidade Canção Nova que começa nesta sexta-feira, 4, e que não contará com a presença física dos fiéis, em virtude da pandemia, mas que será transmitido pelo Sistema Canção Nova de Comunicação. Diante das dificuldades que marcaram 2020, essa edição do evento quer despertar a virtude da esperança.

Após um ano difícil, marcado pela pandemia da Covid-19, perdas materiais e humanas, muitos podem se questionar: “Como é possível agradecer e celebrar diante de tantas dificuldade e dor?” . Essa edição do evento ressalta que só conseguirá enxergar as vitórias de Deus aqueles que carregam em si a esperança. Segundo o missionário da Canção Nova e um dos pregadores do evento, Márcio Mendes, agora, mais do que nunca, é preciso celebrar as vitórias de Deus.

“Muitos de nós superaram o desafio da Covid-19, muitos pegaram o vírus, mas foram curados. Outros tiveram a oportunidade de se despedir de seus entes queridos, os que não tiveram contaram com a assistência e força de Deus para vivenciar este momento de dor”.

Leia também
.: Gratidão é única resposta digna ao dom de Deus, diz Papa
.: No fim do ano, Papa recomenda agradecer e pedir perdão a Deus

Mendes frisa que Deus não abandonou nenhum de seus filhos. “Então há motivos para chorar, sempre há, mas há muito mais motivos para nos alegrarmos e reconhecermos diante de Deus que a vida vale a pena. Em cada crise e dificuldade que se apresenta para nós, uma oportunidade equivalente se põe ao nosso alcance. É preciso se reinventar neste tempo tão exigente”.

Devemos agradecer em meio às dificuldades, sublinha o missionário, recordando que não existe vida fácil e que todos enfrentam momentos fáceis e difíceis, de luz e de trevas, de pecados e santidade, erros e acertos, vitórias e derrotas: uma dualidade da vida que não pode ser ignorada.

“Gratidão pelas pequenas coisas. É preciso agradecer sempre. Essa é uma das características do cristão: ele é uma pessoa agradecida, ele conhece a bondade de Deus em sua vida em todas as circunstâncias. Como cristãos, cabe a nós fazer esse reconhecimento e ter o coração grato”.

Márcio Mendes /Foto: Arquivo CN

Padre Roger Luís, também membro da Comunidade Canção Nova, reforça que a pandemia não acabou, mas homens e mulheres seguem sendo sustentados por Deus, por isso a necessidade de celebrar a vitória e gratidão da presença de Deus.

“Precisamos agradecer em meio às dificuldades e provações, isso faz parte da nossa cultura cristã” – Padre Roger Luís

“Gratidão por saber que somos sempre amparados por Deus, que temos acesso a Ele e vivemos nessa dinâmica do cuidado de Deus. A gratidão transforma nosso coração, nos tira do negativismo, do pessimismo, nos faz experimentar a presença de Deus. Deus é digno de todo louvor, toda honra e gratidão. Tem um prefácio na missa que diz que nossos louvores não interferem em Deus, mas que é impressionante como interferem diretamente em nós”, comentou.

O também missionário da Canção Nova, Alexandre Oliveira, observa que a gratidão é um reconhecimento. “Quando agradecemos a Deus não paramos na dificuldade, mas sim em Deus. Ela torna-se o objetivo final, a meta. Ser agradecido deixa Deus feliz”.

Leia mais
.: Papa: só quem sabe agradecer experimenta alegria plena

De acordo com Oliveira, a gratidão é um princípio, pois está na origem, na essência, já que homens e mulheres precisam ser essencialmente gratos a Deus e às pessoas, mas também é uma qualidade ligada à virtude da humildade.

“Quando agradecemos, vencemos a soberba e a autossuficiência. Continuar sendo grato em um contexto de tanta provação e dificuldades como esse da pandemia, cercado de tantas perdas e dores aqui no Brasil e no mundo, só é possível quando pedimos a Deus o dom da fé”.

O missionário citou o fundador da Comunidade Canção Nova, Monsenhor Jonas Abib, ao dizer que a fé  não consiste apenas em dizer: “eu creio nessa verdade que a Igreja Católica me ensina” – ela também é real, mas também consiste em uma fé operativa, que leva a agir e dizer: “estou convencido de que Deus fará e estará comigo”.

Advento e a esperança

Padre Roger Luis /Foto: Arquivo CN

Celebrado sempre no Advento, o Hosana Brasil é um profetismo, segundo padre Roger. O sacerdote explica que este tempo litúrgico gera nos cristãos uma visão profética vivida a partir da expectativa, da vigilância e da oração.

Leia também
.: O Espírito Santo é o reconstrutor da esperança, diz Papa
.: A oração é a força da esperança que supera o desânimo, afirma Papa
.: Esperar contra toda esperança, pede Papa na catequese

“O Advento não nos aponta apenas para a encarnação do Verbo, mas nos coloca também dentro da dinâmica deste menino frágil que nasceu em Belém, foi cuidado por Maria e José, viveu sua vida pública, foi julgado, condenado, crucificado; morreu e ressuscitou na fragilidade humana”. 

“O advento nos coloca próximos àquilo que um dia contemplaremos: a vinda gloriosa de Jesus”. – Padre Roger Luís

Neste tempo, é reforçado aos católicos que: a última palavra quem tem é Jesus e, no final de tudo, será estabelecida a vitória de Deus, explica padre Roger.

Alexandre afirma que o Hosana Brasil aponta que o Senhor é o Cristo Ressuscitado e que, com a ressurreição, foi inaugurado um tempo novo para todos, o da esperança. “A vida não se resume mais a um vale de lágrimas, sofrimento e dificuldades, mas passa a ser vida eterna, plenitude. Deus nos presenteia dando seu filho e agora com a vida eterna”.

Com o tema “A esperança não decepciona” (Rm 5,5), o Hosana Brasil 2020 aponta que a plenitude do reinado de Deus é a base da esperança, frisa Márcio Mendes. “Se estamos com Deus, podemos esperar sempre coisas boas”.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo