Advento 2020

Bispos irlandeses: "Mantenham Cristo no centro do Natal"

Em mensagem, prelados exortam fiéis a levarem a esperança e a alegria do nascimento de Cristo aos doentes, isolados, solitários e pobres

Da redação, com Vatican News

“Encorajamos fortemente os fiéis a manterem Cristo no centro do Natal deste ano. Claramente será impossível para nossas grandes congregações habituais se reunirem para a Missa da Vigília de Natal ou do dia de Natal.” Assim escrevem os bispos irlandeses em um comunicado difundido nesta quarta-feira, 2,  que tem como tema: “Mantenham Cristo no centro do Natal”.

Leia também
.: Natal no Vaticano: presépio e árvore inaugurados em 11 de dezembro

No textos, os bispos lembram aos católicos que a obrigação de participar da missa aos domingos e feriados nesta época de pandemia continua suspensa. E como “o Natal não é apenas um dia”, convidam os fiéis a participar da celebração eucarística escolhendo um dia entre a Vigília de Natal e a Epifania.

Transformar o próprio lar em “pequenas igrejas” domésticas

Os prelados irlandeses ressaltam que os católicos poderão acompanhar as Missas de Natal e acolher o nascimento do Senhor Deus Menino através de numerosos sites e poderão “experimentar a riqueza espiritual desta estação especial de muitas maneiras”.

Leia mais
.: Símbolos ajudam famílias a viver verdadeiro sentido do Natal

Os bispos sugerem que os católicos transformem suas casas em “pequenas igrejas” e convidem o Cristo Menino a entrar; que se reúnam em casa ao redor do presépio para rezar ou entoar um cântico de Natal; e que visitem – reiteram – sua igreja local, nesses doze dias, para rezar por suas famílias e por aqueles que são particularmente atingidos pela pandemia.

Confiar na divina misericórdia num Ato de Contrição Perfeita

Além disso, para aqueles que desejam confessar-se, mas que não poderão, os bispos encorajam “a depositar sua confiança na misericórdia de Deus através de um Ato de Contrição Perfeita”.

Neste tempo de Advento, os prelados exortam os fiéis a permanecerem ao lado dos mais necessitados, para levar a esperança e a alegria do nascimento de Cristo aos doentes, isolados, solitários ou pobres, dando sua contribuição para as instituições de beneficência como a Sociedade de São Vicente de Paulo, Crosscare, Trócaire e Missões Mundiais Irlanda.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo