RUMO AO JUBILEU

Fundação Fratelli tutti promove encontro sobre “fraternidade da paz”

Quinta reunião dos Caminhos Jubilares Sinodais está agendada para 23 de setembro e inclui abordagem de temas em preparação para o Jubileu de 2025

Da Redação, com Santa Sé

Foto: Massimo Merlini by Getty Images

O quinto encontro dos Caminhos Jubilares Sinodais tem data marcada: 23 de setembro, sábado. A iniciativa da Fundação Fratelli tutti junto à Basílica de São Pedro inclui uma série de eventos sobre os principais temas da Encíclica homônima publicada pelo Papa Francisco em 2020.

Com o tema “a construção da fraternidade da paz”, o evento em preparação para o Jubileu de 2025, em Roma, será aberto pelo Arcipreste da Basílica de São Pedro e presidente da Fundação, Cardeal Mauro Gambetti.

Leia mais
.: Vaticano divulga novas obras preparatórias para o Jubileu de 2025

.: Dom Fisichella apresenta projetos para o Jubileu de 2025

O secretário da Fundação, padre Francesco Occhetta, sj, será o moderador de uma mesa redonda que contará com as participações do embaixador italiano em Israel, Sergio Barbanti; do General Francesco Paolo Figliuolo, do Comando Operacional das Forças Conjuntas do Estado-Maior da Defesa; e de Rita Giaretta, da Rede Antitráfico Usmi, da Talitha Kum Itália e fundadora da Comunidade Casa Rut.

O padre Occhetta comenta que este será o segundo encontro em 2023, ano dedicado aos temas da reconciliação, da purificação da memória e da construção da paz social. “As etapas dos Caminhos Jubilares Sinodais deste ano intitulam-se Caminhos de um novo encontro. Para nutrir a fraternidade e chegar à reconstrução da verdade, à purificação da memória e à reconciliação, é necessário atravessar o conflito e explorar nele caminhos de pacificação pessoal e social”, explica o sacerdote.

Outros detalhes

Após a exposição na mesa redonda, os participantes se reunirão em grupo para partilhar impressões e opiniões sobre os temas abordados. As atividades serão concluídas com uma visita privada à Basílica de São Pedro, em um “percurso de contemplação e beleza em sintonia com as questões tratadas”.

O ciclo de encontros dos Caminhos Jubilares Sinodais começou no ano passado: em 2022, foram explorados em profundidade os temas da proximidade e do cuidado. Este ano, será a vez da justiça, da resolução dos conflitos e da reconciliação pessoal e social, e no próximo ano, 2024, será discutido o tema do amor político.

Os eventos pretendem oferecer à sociedade civil a oportunidade de se conhecer, discutir, trocar ideias e boas práticas para aceitar o convite do Papa Francisco de abertura à fraternidade e à amizade social, construindo juntos uma nova realidade com os olhos fixos no horizonte do bem comum.

A Fundação

A Fundação Fratelli tutti foi instituída oficialmente pelo Papa Francisco em dezembro de 2021, após a proposta ter sido feita pelo Cardeal Mauro Gambetti. A instituição tem como finalidade apoiar a missão da Fábrica de São Pedro, e no documento em que a erigiu, o Pontífice indicou que “o objetivo é de criar ao redor da Basílica de São Pedro e do abraço das Colunas de Bernini iniciativas ligadas à espiritualidade, arte, educação e diálogo com o mundo”.

A Fundação tem três áreas de missão: apoiar e projetar caminhos de arte e fé; investir na formação cultural e espiritual através de eventos, experiências, caminhos e exercícios espirituais; promover o diálogo com as culturas e outras religiões sobre os temas das últimas encíclicas do Santo Padre, para construir uma “aliança social”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo