INDICADOS

Freira é nomeada pelo Papa como subsecretária no Sínodo dos Bispos

A Ir. Nathalie Becquart e o padre Luis Marín de San Martín foram nomeados Subsecretários do Sínodo dos Bispos pelo Papa Francisco

Da redação, com Vatican News

Ir. Nathalie Becquart, subsecretária indicada pelo Papa para o Sínodo dos Bispos / Foto: Reprodução Youtube

O Papa Francisco nomeou a Ir. Nathalie Becquart e o Pe. Luis Marín de San Martín como Subsecretários do Sínodo dos Bispos.

Atualmente chefiado pelo cardeal Mario Grech, o Sínodo dos Bispos é uma instituição permanente estabelecida pelo Papa Paulo VI em 1965, em resposta ao desejo dos Padres do Concílio Vaticano II cujo objetivo era manter vivo o espírito de colegialidade gerado pela experiência conciliar.

A nomeação da Ir. Natalie Becquart é particularmente interessante, pois esta é a primeira vez que uma mulher é nomeada para este cargo.

Quem é a Ir. Nathalie Becquart?

Nathalie Becquart nasceu em 1969 em Fontainebleau, França. Formou-se na escola de administração HEC com um mestrado em administração e especialização em empreendedorismo em Jouy-en-Josas em 1992, e estudou filosofia na Universidade Sorbonne em Paris. Entre 1992-1993, passou um ano como voluntária em Beirute, no Líbano, trabalhando como professora de matemática e francês em uma escola secundária católica e fazendo cursos de filosofia e teologia na ISSR-St Joseph Jesuit University, seguido por dois anos de trabalho como Consultora em uma agência de marketing e publicidade para ONGs e organizações cristãs em Paris. Nathalie juntou-se às irmãs Xavière, missionárias de Cristo Jesus (Congregação Apostólica da Espiritualidade Inaciana) em agosto de 1995 e fez seus votos finais em setembro de 2005. Desde então, atupu em várias funções, incluindo Diretora Espiritual da Rede Juvenil Inaciana na França, Coordenadora Nacional da o programa de escotismo para jovens em áreas multiculturais urbanas pobres, Scouts de France; foi Presidente da Associação Inaciana “Vida no Mar, entrada em oração”; Diretora da Pastoral Campus de Créteil (University of East Paris) e membro do Escritório diocesano de Pastoral Juvenil, Coordenador Diocesano da JMJ 2007-2008; Vice-Diretor do Serviço Nacional para a Evangelização dos Jovens e das Vocações (SNEJV), responsável pela pastoral universitária, na Conferência Episcopal Francesa; Diretor do Serviço Nacional para a Evangelização da Juventude e das Vocações (SNEJV) na Conferência Episcopal Francesa (setembro de 2012- agosto de 2018 por um mandato de 6 anos); Membro do Conselho Episcopal da Diocese de Nanterre França (com Dom Michel Aupetit que agora é o arcebispo de Paris); Vice-presidente do Serviço Europeu de Vocações (CCEE). Entre 2016-2018, integrou a equipe preparatória do Sínodo da juventude no Vaticano; em outubro de 2018, Auditora do Sínodo dos Bispos sobre “Juventude, fé e discernimento vocacional”. Desde então, a Irmã Nathalie segue os programas sabáticos do Vaticano na CTU (União Teológica Católica), em Chicago, nos Estados Unidos.

Dom Luis Marín de San Martín, O.S.A., nasceu em 21 de agosto de 1961 em Madri, Espanha. Fez seus primeiros votos na Ordem de Santo Agostinho em 5 de setembro de 1982 e seus votos solenes em 1º de novembro de 1985. Foi ordenado sacerdote em 4 de junho de 1988. Recebeu seu doutorado em Teologia Sagrada da Pontifícia Universidade Comillas em Madri. Ocupou vários cargos, inclusive: Formador do Seminário Mayor Tagaste, Los Negrales (1996-1999), Conselheiro Provincial (1999-2002), Prior do Mosteiro de Santa Maria de La Vid (2002-2008); Professor de Teologia nos Centros Agostinianos de Los Negrales, San Lorenzo de El Escorial e Valladolid; desde 2004 é Conferencista Convidado na Faculdade de Teologia do Norte de Espanha em Burgos. É arquivista geral da Ordem, assistente geral dos Agostinianos e presidente do Institutum Spiritualitatis Augustinianae.

 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo