Comunicado

Quarta-Feira de Cinzas com o Papa terá participação limitada

Papa presidirá a Missa na Quarta-feira de Cinzas, mas participação dos fiéis será limitada devido à pandemia que segue

Da Redação, com Sala de Imprensa da Santa Sé

quarta-feira de cinzas com o papa

Papa Francisco durante celebração da Quarta-Feira de Cinzas em 2020 / Foto: Reprodução Vatican News

O Vaticano comunicou, nesta sexta-feira, 5, como será a Quarta-Feira de Cinzas com o Papa Francisco. O Santo Padre presidirá a Missa com o rito de bênção e imposição das cinzas. A celebração será na Basílica de São Pedro na quarta-feira, 17, às 9h30 (hora local, 4h30 em Brasília).

A participação dos fiéis, no entanto, será bem limitada, seguindo o padrão dos últimos meses diante do cenário de pandemia. Nesse mesmo dia, não haverá a audiência geral.

Acesse
.: Homilia do Papa Francisco na Quarta-Feira de Cinzas de 2020

Com relação às pregações da Quaresma, a Prefeitura da Casa Pontifícia informa que elas serão realizadas na Sala Paulo VI. Dessa forma, será possível efetivar a distância adequada entre os participantes. O mesmo aconteceu, por exemplo, nas meditações do Advento passado. 

Leia também
.: Quaresma é tempo de se preparar para a Páscoa, lembra padre

Para as pregações, são convidados os cardeais, arcebispos e bispos, membros da Família Pontifícia, da Cúria Romana e do vicariato de Roma. Também são convidados os superiores gerais ou procuradores das ordens religiosas que fazem parte da Capela Pontifícia.

As pregações serão conduzidas pelo pregador da Casa Pontifícia, Cardeal Raniero Cantalamessa, criado cardeal no último Consistório, em 28 de novembro passado. Ele foi nomeado pregador para a Casa Pontifícia em 1980, pelo então Papa João Paulo II. Depois, foi confirmado na posição pelo Papa Bento XVI em 2005, e pelo Papa Francisco em 2013.

O tema será “E vós, quem dizeis que eu sou? (Mt 16, 15), e terão a participação do Papa Francisco. As pregações serão realizadas nas sextas-feiras da Quaresma: dias 26 de fevereiro, 5, 12 e 26 de março. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo