Missa solene

Festa do Bom Jesus da Lapa: promover cultura de amor e paz, pede bispo

Romaria virtual do Bom Jesus da Lapa começou com a novena no dia 28 de julho e se encerra hoje

Jéssica Marçal
Da Redação, com Assessoria de Comunicação

Dom João Santos Cardoso bispo de bom jesus da lapa

Dom João Santos Cardoso, bispo de Bom Jesus da Lapa / Foto: Uelder Negrão

Fiéis estão em festa nesta sexta-feira, 6, celebrando Bom Jesus da Lapa, uma devoção muito forte principalmente no nordeste do Brasil. No Santuário do Bom Jesus da Lapa, na cidade baiana de mesmo nome, o bispo diocesano, Dom João Santos Cardoso, presidiu a missa solene às 7h.

Essa é a terceira maior romaria do país, chegando a receber cerca de 50 mil fiéis só nesse dia festivo (cerca de 500 mil no período da festa). Mas neste ano, em virtude da pandemia, cerca de 200 pessoas participaram da Missa, celebrada na esplanada do santuário, um local aberto, e respeitando os protocolos de segurança sanitária. A romaria deste ano foi novamente em caráter virtual. 

Dom João saudou todos os romeiros do Bom Jesus, especialmente aqueles que só puderam acompanhar a festividade de casa, pelos meios de comunicação. “Como é bonito ver a fé de vocês! De fato, a mesma fé que faz com que nós possamos ouvir a voz do Bom Jesus e cumprir aquilo que Ele nos diz”.

Tema: Ano de São José e Campanha da Fraternidade

A novena e festa deste ano teve como tema “Bom Jesus, o filho de José: comunhão, diálogo e missão”. Foi uma forma de repercutir o Ano de São José, proclamado pelo Papa Francisco, e a Campanha da Fraternidade 2021.

“Que nos empenhemos, meus irmãos e irmãs, para promover a cultura do amor e da paz, como forma de superar a cultura do ódio e da intolerância, através de experiências concretas de diálogo e de convívio fraterno”.

Fiéis na esplanada do Santuário do Bom Jesus da Lapa / Foto: Uelder Negrão

O bispo explicou também que o tema destaca a importância que São José teve na vida do Bom Jesus e, especialmente, seu exemplo de paternidade. Embora os Evangelhos falem muito pouco de José, o que é dito é suficiente para perceber a nobreza do seu caráter. “Foi através dele que o Bom Jesus, aqui na Terra, pôde contemplar a ternura de Deus, o rosto do Pai do Céu, como aquele que cuida, protege, acolhe, ampara e segue seus passos”.

Dom João ressaltou que também os fiéis hoje são chamados à comunhão, ao diálogo e à missão. Lembrou que Jesus nunca orientou os discípulos a criar inimizades e erguer muros, mas pregou em defesa da vida, da justiça, do diálogo e da paz.

“Irmãos e irmãs, que o Bom Jesus nos abençoe a todos nós, especialmente as famílias que foram mais provadas pela dificuldade da vida e que nos últimos meses, devido à pandemia, sofreram terrivelmente com a perda de um ente querido ou com as consequências dessa pandemia, como o desemprego e a incerteza”, concluiu.

Na parte da tarde, a programação da festa segue com o Terço da Misericórdia, às 15h. A celebração de encerramento será às 18h.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo